Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosendo Júnior, José-
dc.contributor.authorMeneses, David Guedes Sousa-
dc.contributor.authorMatos, Victor César Fonseca-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-06-26T18:45:18Z-
dc.date.available2019-06-26T18:45:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationROSENDO JÚNIOR, José et al. Iniciação à docência nas áreas de exatas em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43153-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectETMFApt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleIniciação à docência nas áreas de exatas em aprendizagem cooperativapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho apresenta o relato de experiência sobre a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC) na formação acadêmica e pessoal de estudantes de ensino médio da rede pública, visando uma preparação nas áreas de Matemática, Física e Química para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). A técnica usada é a ETMFA (Exposição Introdutória – Tarefa individual – Meta coletiva – Fechamento - Avaliação individual) que é uma forma de transição entre a metodologia tradicional e a da aprendizagem cooperativa. Para as áreas citadas, a metodologia visa propiciar alguns pontos, tais como: clima emocional mais agradável, aproximação do conteúdo para uso prático no cotidiano do estudante, interação aluno – aluno que permite uma melhor compreensão dos termos específicos da área. O compartilhamento do conteúdo estudado, também objetiva uma organização lógica das ideias e uma maior diferenciação de métodos para a resolução de problemas. A metodologia utilizada, ETMFA, é desenvolvida através de 5 etapas. A primeira é expositiva, na qual o professor dá uma pequena introdução de cerca de 1/5 do tempo total da aula; a segunda é a tarefa individual, onde cada integrante do grupo fica responsável por uma parte do conteúdo. Logo em seguida, na terceira etapa, ocorre a atividade em grupo, onde cada um compartilha seu conteúdo e realizam uma meta coletiva. A quarta é o fechamento, em que ocorre uma espécie de revisão de todo o conteúdo trabalhado. A quinta etapa é a avaliação individual, em que é analisada qualitativamente se os estudantes assimilaram de fato, o conteúdo. Esperamos como resultados, uma assiduidade de em média 60 estudantes, onde todos possam além de se prepararem para o ENEM, interiorizar valores sociais, visados pela AC. Pode-se concluir que a metodologia apresentada visa uma formação acadêmica e social do aluno, bem como a necessidade de uma preparação específica para estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jrjunior.pdf50,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.