Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43134
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Sâmia Pereira | - |
dc.contributor.author | Muller, Fernanda Suely | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-26T18:27:18Z | - |
dc.date.available | 2019-06-26T18:27:18Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Sâmia Pereira; MULLER, Fernanda Suely. A música como ferramenta no ensino da língua italiana. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43134 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música. | pt_BR |
dc.subject | Ensino. | pt_BR |
dc.subject | Língua italiana. | pt_BR |
dc.title | A música como ferramenta no ensino da língua italiana | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como objetivo apresentar as atividades e práticas de ensino-aprendizagem desenvolvidas na Casa de Cultura Italiana, na qualidade de bolsista. Nesse sentido, para ilustrar parte da atividade que venho desenvolvendo, pretendo discutir nesta apresentação a importância da utilização da música como método auxiliar no ensino da língua italiana tanto como estratégia para ampliar o vocabulário e melhorar a pronunciado discente quanto como ferramenta privilegiada e autêntica que representa de forma singular a própria cultura italiana, em seus mais variados aspectos. Como sabemos, o uso da música no ensino de língua estrangeira é um recurso muito relevante que pode contribuir para uma efetiva aprendizagem do novo idioma escolhido. Portanto, a partir dessa perspectiva, durante as nossas aulas são introduzidas músicas em italiano com propostas pertinentes ao conteúdo visto em sala de aula. Ao final das lições, as músicas permitem ao aluno fixar o conteúdo estudado, ampliar o léxico, praticar a pronúncia, compreensão auditiva e, dependendo de como a música é abordada, a prática também auxilia o desenvolvimento da habilidade escrita na língua italiana. Por fim, difundiremos na apresentação deste relato de experiência docente algumas estratégias de abordagem da música nas aulas que desenvolvemos na Casa de Cultura Italiana, procurando refletir ainda sobre seus impactos no decorrer do curso. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_spmedeiros.pdf | 47,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.