Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Gabriel Coelho-
dc.contributor.authorSantos, Elizabeth da Paz-
dc.contributor.authorPequeno, Henrique Sérgio Lima-
dc.date.accessioned2019-06-26T18:26:36Z-
dc.date.available2019-06-26T18:26:36Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Gabriel Coelho; SANTOS, Elizabeth da Paz; PEQUENO, Henrique Sérgio Lima. Criação de oficinas educomunicativas na formação do aluno de sistemas e mídias digitais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43132-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOficinaspt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleCriação de oficinas educomunicativas na formação do aluno de sistemas e mídias digitaispt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEducomunicação é um campo de ações voltadas a utilizar a educação aliada à tecnologia para melhorar a capacidade de expressão dos alunos, desenvolver sua capacidade comunicativa e trabalhar a democracia e a sociedade em sala de aula. A criação das oficinas amplia a noção de educação dos alunos, trazendo novas experiências que vão atingir não somente a formação acadêmica do mesmo, mas também os próprios participantes, geralmente crianças e adolescentes. As oficinas geralmente são a primeira experiência do aluno com a docência, invertendo os papéis e colocando-o na posição de professor. É interessante que o aluno durante sua formação tenha experiências ligadas à docência, pois essa inversão de papel professor-aluno permite explorar diversas possibilidades no meio. O aluno de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) tem contato amplo com tecnologias digitais, permitindo a união de conceitos sobre a tecnologia em si e o meio digital, tendo uma preparação multidisciplinar que busca obter o domínio de diferentes habilidades de programação, design, audiovisual, entre outras. Durante a formação, essas habilidades são trabalhadas na criação de diversos aplicativos multimídias que muitas vezes possuem ligação com a educação e podem servir de suporte a professores e educadores. No processo de criação de uma oficina educomunicativa, o aluno aprende conceitos de Educomunicação e meios de aliar todo o conteúdo visto em sala com novas formas de aprendizado, envolvendo ferramentas comunicativas. O processo de desenvolvimento das oficinas será avaliado através de um estudo de caso onde se observará desde as fazes iniciais de planejamento até o dia de execução. Com isso espera-se que o aluno aprimore suas experiências práticas de docência usando os recursos educomunicativos propostos bem como o pensamento crítico e social desenvolvido a partir das oficinas dadas.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_gcnascimento.pdf48,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.