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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHolanda, Francisca Julianne Pessoa-
dc.contributor.authorPaz, Alysson Lopes da-
dc.contributor.authorTorres, Andrei Bosco Bezerra-
dc.date.accessioned2019-06-26T18:10:23Z-
dc.date.available2019-06-26T18:10:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationHOLANDA, Francisca Julianne Pessoa; PAZ, Alysson Lopes da; TORRES, Andrei Bosco Bezerra. Produção de digitais de aprendizagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43125-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia Digitalpt_BR
dc.titleProdução de objetos digitais de aprendizagempt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA comunicação digital se dá por meio de vídeos, áudios, animações, imagens, que estão cada vez mais integradas no nosso dia-a-dia. A Universidade, enquanto instituição social, tem o dever de atender, de modo satisfatório, às exigências da modernidade. Assim, o desafio dos docentes é incorporar em sala de aula as Tecnologias Digitais. Porém, por falta de habilidade técnica ou outras limitações, muitos recorrem a ilustrações ou vídeos já prontos que não suprem a necessidade da aula, por não abordar da forma mais adequada o conteúdo em discussão. À vista disso, o objetivo deste projeto foi criar para professores de diversos cursos da Universidade objetos de aprendizagem que os auxiliem, de forma eficiente, na transmissão de seu material didático. Ao integrar tecnologia à educação, deve-se considerar que, na cultura digital, os alunos são navegadores e intérpretes, sendo necessário, também, o desenvolvimento de materiais digitais interativos. O desenvolvimento do objeto de aprendizagem tem várias etapas. Entre elas, há reuniões presencial onde apresentamos propostas, documentamos, junto ao docente, todas as características do material solicitado e recebemos feedback durante o desenvolvimento. Criamos um fluxo de trabalho que prioriza o contato constante com o professor, para garantir a corretude técnica. Além disso, os materiais desenvolvidos e o processo criativo está disponível online publicamente. O feedback dos materiais desenvolvidos foi positivo por parte dos docentes e discentes. Com a tecnologia, os alunos podem participar ativamente do seu processo de aprendizagem. Assim, como uma forma de motivá-los a desenvolverem conteúdo digital, preparamos, ao longo do semestre, oficinas que abordam técnicas criativas e utilização de softwares para animação e produção de vídeos. Até o final do projeto, temos como objetivo realizar mais oficinas focadas na área de 3D e interatividade.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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