Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43107
Tipo: TCC
Título: Mel: O matador de policiais: Uma análise do discurso do jornal O Povo sobre o caso "Mel": O matador de policiais
Autor(es): Nascimento, Bruno Pereira
Orientador: Lima, Raimundo Nonato de
Palavras-chave: Reportagens investigativas;Policiais;Crime e criminosos
Data do documento: 2010
Citação: NASCIMENTO, B. P. Mel: O matador de policiais: Uma análise do discurso do jornal O Povo sobre o caso "Mel": O matador de policiais. 2010. 87 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: O presente trabalho estuda, utilizando-se dos dispositivos teórico-metodológicos da Análise do Discurso e do Jornalismo Policial, o discurso de matérias do Jornal O Povo publicadas no período compreendido entre 16 de janeiro a 31 de março de 2007, que tratam do caso de Ednaldo Evangelista da Cunha, o Mel, conhecido como "Matador de Policiais." O objetivo desse trabalho se justifica ao perceber que o jornalismo é marcado por relações de interesses, que podem ser expressas por meio das vozes existentes em um discurso, consolidando o caráter heterogêneo que é característico da linguagem. As vozes, que nesse estudo são consideradas formações discursivas, são essenciais para se perceber a posição editorial do jornal diante do caso "Mel". Assuntos policiais sempre interessaram o público, que busca informações diárias a respeito de ações criminosas que causam impacto e temor social. O jornal O Povo, como outros jornais do Estado, prática o Jornalismo Policial e esta área é certamente considerada parte integrante dos debates sociais estabelecidos pelas páginas do jornal. A análise das matérias ocorre sob a Análise do Discurso, averiguando e discutindo as marcas de enunciação, argumentação e pressuposição existentes no texto. Conclui-se que o discurso do Jornal O Povo abordou o caso "Mel" em suas páginas como uma notícia factual de caráter relevante para a sociedade, corroborando com a idéia introduzida pela mídia de que Mel era um "Matador de Policiais", porém não levantou discussões mais profundas a respeito do caso no âmbito da Segurança Pública Estadual.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43107
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_bpnascimento.pdf7,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.