Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43092
Tipo: TCC
Título: Marketing político digital: De Obama a Dilma
Autor(es): Araújo, Gislene Freitas
Orientador: Rios, José Riverson Araújo Cysne
Palavras-chave: Marketing político
Data do documento: 2010
Citação: ARAÚJO, G. F. Marketing político digital: De Obama a Dilma. 2010. 102 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a campanha da primeira mulher eleita presidente do Brasil pelo viés do marketing político digital, comparando-a com a do presidente americano Barack Obama. A campanha da presidente eleita Dilma Rousseff na Internet, nas páginas oficiais da candidata, foi bastante diversificada em suas estratégias de marketing digital. Abrangeu as redes sociais mais utilizadas no país e ainda contou com com as criadas especificamente para a campanha. Pelas características inerentes à Internet, bem com ao comportamento dos internautas, este trabalho mostra que não foram os perfis oficiais da candidata os principais responsáveis pela criação e propagação de conteúdo na rede. O Twitter foi largamente utilizado pelos candidatos de uma maneira geral nesta campanha. Mas a equipe de campanha apenas sugeria alguns assuntos, os verdadeiros responsáveis pelo grande sucesso da campanha na rede foram os usuários comuns. A importância da campanha da Web pode ser medida a partir da afirmação de Marcelo Branco de que a Internet foi o terceiro bloco formador de opinião nessas eleições, ficando atrás apenas da TV e dos partidos políticos e seus candidatos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43092
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_gfaraújo.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.