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Tipo: TCC
Título: Espelho nativo: Reflexões e imagens compartilhadas entre os Tremembé de Almofala
Autor(es): Bandeira, Philipi Emmanuel Lustosa
Orientador: Paulino, Antônio George
Palavras-chave: Fotografia - Filmes - Almofala (Itarema), (CE) - Indío tremembé;Fotografia na antropologia - Almofala (Itarema), (CE) - Indío tremembé;Índios na arte
Data do documento: 2014
Citação: BANDEIRA, P. E. L. Espelho nativo: Reflexões e imagens compartilhadas entre os Tremembé de Almofala. 2014. 116 f. Monografia (Graduação em Ciência Sociais) - Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumo: Nesta monografia em Ciências Sociais busco abordar um grupo social específico, os Tremembé de Almofala, do litoral noroeste do Ceará, através dos filtros conceituais da fotoetnografia, da antropologia visual, da etnologia e etnohistória indígena. O texto busca um aporte teórico inicial na tentativa de acercarse metodologicamente do objeto “imagética dos índios do Ceará” (Capítulo 1 - A imagem como método etnográfico: aportes para uma etno-história indígena), para então dar forma a uma reflexão sobre o processo de pesquisa de campo e as produções dele resultantes, em cinco anos de atuação direta na Área Indígena de Almofala (2005-2009), entre passagens por outras comunidades e aldeias, em que foi realizado um ensaio fotográfico e um filme documentário (Capítulo 2 – Os Tremembé de Almofala e a imagem como dispositivo etnográfico). Por fim, as considerações finais tratam do filme Espelho Nativo e seus desdobramentos, considerando alguns aspectos diversos, de sua proposta fílmica e condições de realização até recepções nativas e circulação, apontando para uma transformação da relação de pesquisador em colaborador e do processo de pesquisa-ação em produção imagética e fenômeno museológico.
Abstract: This monograph in Social Sciences approach a particular social group, the Tremembé of Almofala, habitant in northwestern coast of Brazil’s State of Ceará, through the concepts of photoethnography, visual anthropology, indigenous ethnology and ethno-history. The text seeks an initial theoretical contributions in an attempt to methodologically approach the object "imagery of Ceará Indians" (Chapter 1 - The image as ethnographic method: contributions to an indigenous ethno-history), then give way to reflect on the field research process and the production of it resulting in five years of direct involvement in the Indigenous Area of Almofala (2005-2009), between stints in other communities and villages, it was produced a photo essay and a documentary film (Chapter 2 - The Tremembé of the Almofala and the image as ethnographic device). Finally, the final considerations treat the film Native Mirror and its consequences, considering some different aspects of your film proposal and conditions of issue until native receptions and circulation, pointing to a transformation in the relation of the researcher into a partner, and of process of researching into a image production and museum phenomenon.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43086
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