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dc.contributor.advisorDieb, Messias Holanda-
dc.contributor.authorSilva, Joedilia Pereira da-
dc.date.accessioned2019-06-26T13:48:58Z-
dc.date.available2019-06-26T13:48:58Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSILVA, J. P. A formação em pedagogia e a educação infantil: Um olhar sobre a organização curricular dos cursos da UECE e UFC. 2014. 78 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43082-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantil - Estudo e ensino - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectEducação pré-escolar - Currículospt_BR
dc.titleA formação em pedagogia e a educação infantil: Um olhar sobre a organização curricular dos cursos da UECE e UFCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho monográfico estuda a temática formação de professores para educação infantil, tendo em vista os cursos de Pedagogia das duas universidades públicas de maior porte de ensino superior da nossa cidade, no caso, de Fortaleza. Essa pesquisa surgiu a partir de indagações sobre as características formativas do professor de criança pequena formada por esses dois cursos, haja vista que a Pedagogia não forma somente para este nível de ensino. Para este fim, foi analisada a matriz curricular e as ementas dos cursos da UECE e da UFC. Assim, o primeiro objetivo foi descrever a organização das disciplinas que eram voltadas para EI na estrutura curricular, depois analisamos cada uma, em relação à divisão ou não com assuntos do ensino fundamental, o semestre em que é ofertada, se tem o caráter teórico, prático ou teórico-prático. Neste trabalho, também tentamos traçar o perfil profissional dos professores da EI que estão sendo formados pelos dois cursos em questão. Para alcançar o segundo objetivo, ouvimos, por meio de uma entrevista semiestruturada, cinco professoras formadoras que atuam na área da EI. A partir de suas falas, constatamos que os alunos têm algumas carências de conhecimentos mais aprofundados sobre assuntos relevantes que lhe garantam uma melhor atuação. Por fim, concluímos que os Cursos de Pedagogia dessas duas universidades não estão cumprindo tão bem o seu papel, no que tange a formação de professores para educação infantil. Portanto, acreditamos que ainda sejam necessárias mais mudanças curriculares para sanar estes problemas vigentes nos cursos.pt_BR
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