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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42933
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sales, Celecina de Maria Veras | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-21T11:40:17Z | - |
dc.date.available | 2019-06-21T11:40:17Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | SALES, Celecina de Maria Veras. Os jovens como experimentadores e produtores de devires. In: DAMASCENO, Maria Nobre; MATOS, Kelma Socorro Lopes de; VASCONCELOS, José Gerardo (orgs.) Trajetórias da Juventude. Fortaleza: Gráfica e Editora LCR, 2001. p. 25-40. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-866-2722-4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42933 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Gráfica e Editora LCR | pt_BR |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Discurso da juventude | pt_BR |
dc.subject | Expressão político-cultural | pt_BR |
dc.subject | Movimento Hip Hop | pt_BR |
dc.subject | Foucault | pt_BR |
dc.title | Os jovens como experimentadores e produtores de devires | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os jovens são apontados como o "futuro do país". Como vivem esses jovens no presente? A realidade brasileira proporciona a juventude uma maratona diária de desafios: a inserção no mercado de trabalho é sua maior acrobacia, sem deixar de considerar o malabarismo que o acesso a moradia e educação requer. O lazer é uma invenção quase mágica. E o futuro? A perspectiva de futuro é conseguir chegar com vida do outro lado da corda bamba, é vencer os riscos dos saltos mortais que precisa dar para sobreviver. É também representar papéis tendo que se fantasiar e fazer cambalhotas para ser aceito com sorrisos. E, ainda, ser engolido pelos animais que não conseguiu domar. Diante desse quadro circense o real e o imaginário se confundem, e, como diz Foucault, o que fazer de si mesmo? Para refletir sobre a realidade dos jovens, foi realizada uma pesquisa desenvolvida em duas fases. A primeira buscou os jovens na escola, sendo aplicados mil cento e oitenta questionários, distribuídos entre escolas privadas de turnos diurnos (265), e públicas, de turnos diurnos (494) e noturnos (421). A segunda, procurou aprofundar temas relevantes da primeira fase, através de debates sobre determinadas temáticas e entrevistas abertas com dois grupos do Movimento Hip Hop (Cultura de Rua e Movimento Hip Hop Organizado - MH20) e dois grupos religiosos (um ligado ao Movimento Carismático e outro ligado à Pastoral da Juventude, este último localizado no meio rural). [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2001_capliv_cmvsales.pdf | 9,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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