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dc.contributor.authorSales, Celecina de Maria Veras-
dc.date.accessioned2019-06-21T11:40:17Z-
dc.date.available2019-06-21T11:40:17Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationSALES, Celecina de Maria Veras. Os jovens como experimentadores e produtores de devires. In: DAMASCENO, Maria Nobre; MATOS, Kelma Socorro Lopes de; VASCONCELOS, José Gerardo (orgs.) Trajetórias da Juventude. Fortaleza: Gráfica e Editora LCR, 2001. p. 25-40.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-866-2722-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42933-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGráfica e Editora LCRpt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectDiscurso da juventudept_BR
dc.subjectExpressão político-culturalpt_BR
dc.subjectMovimento Hip Hoppt_BR
dc.subjectFoucaultpt_BR
dc.titleOs jovens como experimentadores e produtores de devirespt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs jovens são apontados como o "futuro do país". Como vivem esses jovens no presente? A realidade brasileira proporciona a juventude uma maratona diária de desafios: a inserção no mercado de trabalho é sua maior acrobacia, sem deixar de considerar o malabarismo que o acesso a moradia e educação requer. O lazer é uma invenção quase mágica. E o futuro? A perspectiva de futuro é conseguir chegar com vida do outro lado da corda bamba, é vencer os riscos dos saltos mortais que precisa dar para sobreviver. É também representar papéis tendo que se fantasiar e fazer cambalhotas para ser aceito com sorrisos. E, ainda, ser engolido pelos animais que não conseguiu domar. Diante desse quadro circense o real e o imaginário se confundem, e, como diz Foucault, o que fazer de si mesmo? Para refletir sobre a realidade dos jovens, foi realizada uma pesquisa desenvolvida em duas fases. A primeira buscou os jovens na escola, sendo aplicados mil cento e oitenta questionários, distribuídos entre escolas privadas de turnos diurnos (265), e públicas, de turnos diurnos (494) e noturnos (421). A segunda, procurou aprofundar temas relevantes da primeira fase, através de debates sobre determinadas temáticas e entrevistas abertas com dois grupos do Movimento Hip Hop (Cultura de Rua e Movimento Hip Hop Organizado - MH20) e dois grupos religiosos (um ligado ao Movimento Carismático e outro ligado à Pastoral da Juventude, este último localizado no meio rural). [...]pt_BR
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