Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42887
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Educação feminina a partir de impressos: o Jornal das Moças e os construtos de Simone Beauvoir |
Autor(es): | Florencio, Lourdes Rafaella Santos Souza, Luciana Kellen Gomes de Ferreira, Tereza Maria da Silva |
Palavras-chave: | O segundo sexo;Mulher;Anos 60;Educação;Feminismo |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos; SOUZA, Luciana Kellen Gomes de; FERREIRA, Tereza Maria da Silva. Educação feminina a partir de impressos: o Jornal das Moças e os construtos de Simone Beauvoir. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; SILVA JÚNIOR, Roberto da (orgs.). Foucault, educação e os construtos de uma sociedade. Fortaleza: Gráfica e Editora Imprece, 2015. p. 81-93. |
Resumo: | Em 1949. Simone Beauvoir lança a obra que seria um marco dentro da luta para a emancipação feminina. a obra O segundo sexo. Talvez a produção mais lida, discutida e polemizada já produzida no seio acadêmico sobre a condição social da mulher no mundo. Embora só se intitule feminista nos anos 60 do século XX.Beauvoir dá um grande passo debatendo sobre a necessidade da liberdade feminina em seu sentido amplo. Ainda que entre o final do século XIX e início do século XX alguns direitos tenham sido conquistados pelas mulheres. como o direito ao voto. mesmo assim. feministas e transgressoras como Beauvoir amadureciam novas concepções sobre o Ser Mulher que se distanciavam cada vez mais das apregoadas pelo discurso biológico e religioso. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42887 |
ISBN: | 978-85-8126-095-2 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_capliv_lrsflorenciolkgsousa.pdf | 7,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.