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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira Júnior, Francisco José Vieira de-
dc.contributor.authorFreitas, Gisele Azevedo de Araújo-
dc.date.accessioned2019-06-18T18:49:09Z-
dc.date.available2019-06-18T18:49:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, Francisco José Vieira de Oliveira; FREITAS, Gisele Azevedo de Araújo. Implementação de aulas teóricas em laboratório e questões desafios na disciplina de programação computacional. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42869-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectLaboratóriopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleImplementação de aulas teóricas em laboratório e questões desafios na disciplina de programação computacionalpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo semestre 2016.1 foi implementado, na disciplina de Programação Computacional para a Engenharia de Energias e do Meio Ambiente no curso de Engenharia de Energia de Meio Ambiente, depois da primeira avaliação, aulas teóricas no laboratório e questões desafios para os alunos. Esta metodologia foi usada para que com a ajuda de computadores e questões mais complexas que instigavam os alunos a descobrir um método para resolver o problema proposto, se alcançasse uma melhoria no rendimento de toda a turma. Os objetivos principais foram aumentar a percepção dos alunos de como é na prática o funcionamento de um programa, auxiliá-los na aprendizagem do conteúdo que foi ministrado e melhorar o rendimento da turma do curso de Engenharia de Energias e do Meio Ambiente. A metodologia aplicada foi usar o laboratório em conjunto com as aulas teóricas e em um horário de monitoria, para que no decorrer da aula os alunos pudessem executar vários programas propostos de acordo com o assunto dado no dia e também em algumas aulas era passado para os alunos pelo SIGAA, uma lista de desafios que foi dividida entre grupos em que deveria ser entregue um desafio por equipe na semana seguinte. Nos horários de monitoria, os alunos eram instruídos a ir para que fossem tiradas suas dúvidas do conteúdo no laboratório, para que houvesse uma explicação prática para a solução da dúvida dos alunos. O resultado foi satisfatório, pois, houve uma melhora no entendimento dos alunos e, consequente, nas notas dos alunos da turma. Para esta avaliação, usou-se gráficos comparativos das notas das APs.pt_BR
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