Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42867
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Francisco Ivanilson Costa dos | - |
dc.contributor.author | Farias, Maria Jacqueline Batista | - |
dc.contributor.author | Nojosa, Ronald Targino | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-18T18:47:05Z | - |
dc.date.available | 2019-06-18T18:47:05Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Francisco Ivanilson Costa dos; FARIAS, Maria Jacqueline Batista; NOJOSA, Ronald Targino. Ferramentas da ciência de dados: relatórios dinâmicos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42867 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estatística | pt_BR |
dc.subject | Ciência de dados | pt_BR |
dc.subject | Ambientação | pt_BR |
dc.title | Ferramentas da ciência de dados: relatórios dinâmicos | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O projeto de Permanência, Ambientação, Avaliação e Autoavaliação no DEMA está voltado – não de forma exclusiva - para os alunos do primeiro ano do curso de Estatística, visando estabelecer o sentimento de membro de uma comunidade (UFC), indispensável para que o aluno tenha bom desempenho durante sua trajetória na Universidade. Concomitantemente, o projeto almeja contribuir com o combate à evasão no curso, através da integração e acompanhamento dos alunos. Este projeto está ligado à disciplina de Seminários de Tutoria II. Nesta, profissionais da área e bolsistas apresentam seminários referentes ao mercado de trabalho. No cenário atual, as Ferramentas para Ciência de Dados vêm recebendo cada vez mais atenção. Neste contexto, promovemos a divulgação de um dos softwares mais utilizados na área de estatística, com o objetivo de contribuir na ambientação dos discentes. Mais precisamente, foi apresentado o pacote Slidify do programa computacional R que é gratuito e de código livre. Esse pacote ajuda a criar e customizar relatórios dinâmicos e interativos. No seminário foi ensinado como instalar o pacote, os primeiros passos, a inclusão de gráficos, fórmulas matemáticas e a publicação do material online utilizando a plataforma Rpubs da companhia de Estatística Computacional Rstudio. Os alunos demonstraram ter gostado das potencialidades do pacote Slidify e também interesse no aprendizado do programa R que é empregado em disciplinas do curso. Concluímos que apesar de ter mostrado apenas uma pequena parcela das ferramentas, os alunos podem, sim, ter despertado ainda mais o interesse pelo curso. Destacamos ainda a participação na disciplina de Técnicas de Pesquisa colaborando com a tabulação dos dados e a aplicação de um questionário que buscou identificar pontos positivos e negativos do curso. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ficsantos.pdf | 49,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.