Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42867
Tipo: Resumo
Título: Ferramentas da ciência de dados: relatórios dinâmicos
Autor(es): Santos, Francisco Ivanilson Costa dos
Farias, Maria Jacqueline Batista
Nojosa, Ronald Targino
Palavras-chave: Estatística;Ciência de dados;Ambientação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SANTOS, Francisco Ivanilson Costa dos; FARIAS, Maria Jacqueline Batista; NOJOSA, Ronald Targino. Ferramentas da ciência de dados: relatórios dinâmicos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: O projeto de Permanência, Ambientação, Avaliação e Autoavaliação no DEMA está voltado – não de forma exclusiva - para os alunos do primeiro ano do curso de Estatística, visando estabelecer o sentimento de membro de uma comunidade (UFC), indispensável para que o aluno tenha bom desempenho durante sua trajetória na Universidade. Concomitantemente, o projeto almeja contribuir com o combate à evasão no curso, através da integração e acompanhamento dos alunos. Este projeto está ligado à disciplina de Seminários de Tutoria II. Nesta, profissionais da área e bolsistas apresentam seminários referentes ao mercado de trabalho. No cenário atual, as Ferramentas para Ciência de Dados vêm recebendo cada vez mais atenção. Neste contexto, promovemos a divulgação de um dos softwares mais utilizados na área de estatística, com o objetivo de contribuir na ambientação dos discentes. Mais precisamente, foi apresentado o pacote Slidify do programa computacional R que é gratuito e de código livre. Esse pacote ajuda a criar e customizar relatórios dinâmicos e interativos. No seminário foi ensinado como instalar o pacote, os primeiros passos, a inclusão de gráficos, fórmulas matemáticas e a publicação do material online utilizando a plataforma Rpubs da companhia de Estatística Computacional Rstudio. Os alunos demonstraram ter gostado das potencialidades do pacote Slidify e também interesse no aprendizado do programa R que é empregado em disciplinas do curso. Concluímos que apesar de ter mostrado apenas uma pequena parcela das ferramentas, os alunos podem, sim, ter despertado ainda mais o interesse pelo curso. Destacamos ainda a participação na disciplina de Técnicas de Pesquisa colaborando com a tabulação dos dados e a aplicação de um questionário que buscou identificar pontos positivos e negativos do curso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42867
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ficsantos.pdf49,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.