Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42858
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Francisca Brenda Oliveira Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Gonzalez, Ricardo Hugo | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-18T18:34:23Z | - |
dc.date.available | 2019-06-18T18:34:23Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Francisca Brenda Oliveira Ribeiro; GONZALEZ, Ricardo Hugo. A disciplina esportes coletivos na perspectiva dos alunos de graduação em educação física da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42858 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Graduação | pt_BR |
dc.subject | Basquete | pt_BR |
dc.title | A disciplina esportes coletivos na perspectiva dos alunos de graduação em educação física da UFC | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os esportes coletivos sempre tiveram grande aceitação na realidade escolar, devido a sua facilidade de aplicação e a estrutura física das escolas. A crítica que muitos especialistas fazem ao esporte, entretanto, não deveria ser relacionada a sua contemplação, mas à perspectiva de proporcionar conhecimentos necessários quanto às metodologias mais adequadas ao ensino do esporte, para que os conteúdos esportivos efetivados possam favorecer o processo ensino-aprendizagem. OBJETIVO: verificar o efeito da disciplina “Esportes Coletivos” de graduandos em educação física. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência. Foi aplicado um questionário aberto com quatro perguntas, sem identificação em 33 alunos (as). RESULTADOS: As questões foram divididas em dimensões: Vivência: 60% dos alunos que responderam o questionário tiveram vivência anterior com o basquete, a escola aparece em primeiro lugar (12 citações) como espaço para prática, em seguida aparece a prática como lazer (8 citações) e por ultimo projetos sociais (5 citações). Conteúdo e expectativas: 88% afirmaram que suas expectativas foram alcançadas, 9% responderam que em partes e 3% que não. Conteúdo e formação profissional: 94% consideraram os conteúdos relevantes para a formação profissional, 3% em partes e 3% não. Criticas e sugestões: Os alunos criticaram a não diferenciação da disciplina de acordo com o curso, bacharelado ou licenciatura e utilização de mais vídeos em aula. Sugeriram acompanhar aulas em escolas e palestras com atletas profissionais. CONCLUSÃO: os alunos não tiveram a vivência do basquete nem o handebol, tendo o primeiro contato na graduação. A escola é o principal local para a prática, justificando a importância da disciplina na graduação. Finalmente, ainda há dificuldade por parte dos alunos em entender a finalidade da disciplina, sugerindo assuntos que são de outras disciplinas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_fborbarbosa.pdf | 50,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.