Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Emanuel da Silva-
dc.contributor.authorZylberberg, Tatiana Passos-
dc.date.accessioned2019-06-18T18:31:37Z-
dc.date.available2019-06-18T18:31:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Emanuel da Silva; ZYLBERBERG,Tatiana Passados. A CAsa como um programa de referência em formação docente para outras instituições no Brasil. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42854-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunidade de Aprendizagem Significativa - CASapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectreferênciapt_BR
dc.titleA CASa como um programa de referência em formação docente para outras instituições no Brasilpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrFundada em maio de 2009 em decorrência do movimento de expansão do ensino superior gerado pelo REUNI, a Comunidade de Aprendizagem Significativa (CASa) é o programa de formação docente da Universidade Federal do Ceará. O programa apresenta como diferencial a proposta de aprendizagem cooperativa e significativa, quando possibilita o intercâmbio entre professores de diversas áreas, gerando, não só uma troca de conhecimentos benéfica, como constituindo uma forma de valorizar o protagonismo e a experiência de cada docente envolvido no processo. Os sucessos das ações desenvolvidas pela CASa despertam a curiosidade e inspiram ações de caráter parecido pelo país, tendo recebido recentemente a visita de professoras da cidade de Curitiba, interessadas em conhecer melhor as ações desenvolvidas. Para além disso, a CASa também tem recebido dúvidas por e-mail de outras cidades motivados a conhecer o trabalho do programa. O presente trabalho pretende em um primeiro momento, dedicar-se ao histórico da CASa, desenvolvendo o contexto de fundação, suas influências e seus fundadores. Em seguida, pretende-se apresentar o modelo de trabalho da CASa e elencar os interessados em conhecê-lo, além de suas devidas motivações para tal. Por último, munido de tais informações, propõe-se fazer uma análise da CASa como programa de formação que serve de referência a outros programas e iniciativas de cunho parecido no Brasil.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_esnascimento.pdf48,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.