Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42852
Type: | Resumo |
Title: | A evasão de alunos no centro de humanidades da Universidade Federal do Ceará: perspectivas e desafios na construção da pesquisa |
Authors: | Lima, Edna Karina da Silva Gonçalves, Danyelle Nilin |
Keywords: | Evasão;Centro de Humanidades-UFC;Ensino superior |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | LIMA, Edna Karina da Silva; GONÇALVES, Danyelle Nilin. A evasão de alunos no centro de humanidades da Universidade Federal do Ceará: perspectivas e desafios na construção da pesquisa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho é fruto das atividades desenvolvidas no projeto “Apoio à difusão e integração entre os projetos acadêmicos do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará”, vinculado à Bolsa de Monitoria de Graduação. Tem como objetivo relatar a experiência da construção de um questionário para investigar o fenômeno da Evasão Universitária nos cursos de graduação do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa, ainda em curso, pretende colocar em evidência os fatores que levam os alunos a deixarem os estudos antes de concluir e traçar estratégias de combate à evasão nos cursos do CH. Considerou-se que os fatores que transpassam o processo de evasão são: a) fatores internos - relacionado às características pessoais e às relações familiares de cada aluno; b) fatores intraescolares - relacionados à proposta pedagógica do curso e da relação professor-aluno; c) fatores macrossociais - relacionado ao contexto sociocultural e econômico que o aluno está inserido e às condições (futuras ou atuais) de trabalho/estudo. A pesquisa foi divida em três momentos: 1. pesquisa bibliográfica sobre Evasão Universitária e a construção do instrumento para estudar o fenômeno no CH da UFC; 2. seleção de amostra representativa e aplicação do questionário construído; 3. análise dos dados obtidos e divulgação da conclusão da pesquisa. O trabalho em questão diz respeito ao primeiro momento da pesquisa. Foi elaborado um questionário estruturado com 32 questões fechadas com indicações de respostas cuja intenção é investigar a trajetória acadêmica do aluno no CH e sua opinião quanto à qualidade do ensino, carga horária do curso, estrutura do CH entre outros. Pretende-se, com a realização de tal pesquisa, obter informações sobre o percentual de evasão nos cursos do CH e elaborar estratégias de combate à esse fenômeno, o que implica propor mudanças políticas e estruturais nos cursos e mudanças que visam maior inclusão, articulação e integração do CH. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42852 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ekslima.pdf | 51,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.