Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42850
Tipo: | Resumo |
Título: | O papel do monitor no ensino e aprendizagem da botânica estrutural |
Autor(es): | Lima, Edilane Fernandes de Lopes, Jessica Barros Arrais Cruz Carneiro, Maria Karolina Basílio Costa, Vanessa Ariane Silva da Soares, Arlete Aparecida |
Palavras-chave: | Anatomia das espermatófitas;Monitoria;Fotomicrografia |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | LIMA, Edilane Fernandes de et al. O papel do monitor no ensino e aprendizagem da botânica estrutural. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | A aprendizagem significativa acontece quando a nova informação é fixada em conceitos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva do aluno. As disciplinas Anatomia e Biologia Funcional das Espermatófitas e Anatomia das Espermatófitas ofertadas para aos alunos do curso de Ciências Biológicas e Biotecnologia, Agronomia e Zootecnia respectivamente, utiliza os conhecimentos e a vivência dos alunos no cotidiano. As aulas incluem teoria e prática e são realizadas em laboratório que dispõe de microscópios ópticos. Os alunos são estimulados a analisar diferentes tecidos e órgão vegetais utilizando lâminas histológicas. Dessa forma, a aula prática aproxima o aluno do que foi visto em aulas teóricas. O que foi observado e discutido em aula é então registrado através de desenhos e fotomicrografias. Nesse projeto, os monitores acompanham os alunos durante as aulas no laboratório e também em atividades extraclasse para sanar dúvidas. Ao final do semestre, os monitores auxiliam os alunos no preparo de banners dos diferentes assuntos vistos em aula. Nos banners foram usadas fotografias feitas pelos alunos durante as aulas, onde eles puderam integrar a arte e conhecimento em botânica estrutural. No fim do semestre, foram aplicados questionários, com questões que abordavam as dificuldades que eles tinham e a importância da monitoria. Os resultados obtidos nos questionários foram que 60% do total de alunos sentiram algum tipo de dificuldade, 98,1% acharam a monitoria importante e 95,4% responderam que os monitores estiveram sempre disponíveis esclarecendo dúvidas e auxiliando na confecção dos banners. Esses resultados indicam que o projeto de monitoria contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos abordados nas disciplinas. Concluímos que a atuação dos monitores como facilitadores no processo de aprendizagem da botânica estrutural é relevante, além de introduzi-los no processo de formação a docência. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42850 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_eflima.pdf | 49,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.