Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42848
Tipo: | Resumo |
Título: | Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro |
Autor(es): | Rolim, Emanoel Francelino Amorim, Márcia Caroline Nogueira Schrader, Erwin |
Palavras-chave: | Percepção e solfejo;Material Didático;Música Popular |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | ROLIM, Emanoel Francelino; NOGUEIRA, Márcia Caroline; SCHRADER, Erwin. Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | A Percepção e o Solfejo são ferramentas básicas para o domínio da linguagem musical. Atualmente, o Curso de Música da UFC utiliza para a prática de percepção e solfejo materiais didáticos centrados em modelos Norte Americanos e Europeus, que apresentam conteúdo distante e díspar do contexto sonoro musical brasileiro, tornando essa atividade insípida, monótona e desinteressante, desmotivando o aluno para esta prática importante em seu processo de formação musical. Diante deste cenário, nosso trabalho tem como objetivo geral: elaborar material didático de conteúdo progressivo para as disciplinas de percepção e solfejo do Curso de Música da UFC, sequenciado com base em fragmentos melódicos e rítmicos do Cancioneiro Popular Brasileiro. A base metodológica da pesquisa está centrada na Teoria de Aprendizagem Musical desenvolvida por Edwin Gordon (2000), onde, por meio da identificação nas canções populares dos padrões rítmicos e tonais, será realizado tal sequenciamento progressivo de fragmentos musicais. Como resultado parcial já temos: 1) 219 canções folclóricas classificadas de acordo com a sequência exposta por Gordon (2000) apresentadas no livro 500 Canções Brasileiras de Ermelinda Paz; 2) 367 fragmentos musicais compostos e dispostos em dois livretos contemplando melodias em graus conjuntos nas tonalidades maior e menor; 3) aplicação desse material em sala de aula; 4) acompanhamento através de questionários acerca da aceitação desse material junto aos alunos; 5) observação participante em sala de aula, junto ao professor da disciplina, identificando tropeços do material produzido. A partir da pesquisa, estudo e elaboração do material didático acreditamos estar contribuindo para enriquecer o percurso formativo dos alunos do curso de música da UFC e, ao aproximá-los de tal realidade musical, motivá-los no processo de aprendizagem, evitando o abandono e a evasão, constantes nessas disciplinas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42848 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_efrolim.pdf | 50,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.