Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42848
Tipo: Resumo
Título: Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro
Autor(es): Rolim, Emanoel Francelino
Amorim, Márcia Caroline Nogueira
Schrader, Erwin
Palavras-chave: Percepção e solfejo;Material Didático;Música Popular
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ROLIM, Emanoel Francelino; NOGUEIRA, Márcia Caroline; SCHRADER, Erwin. Construção de material didático para percepção e solfejo com base no cancioneiro popular brasileiro. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: A Percepção e o Solfejo são ferramentas básicas para o domínio da linguagem musical. Atualmente, o Curso de Música da UFC utiliza para a prática de percepção e solfejo materiais didáticos centrados em modelos Norte Americanos e Europeus, que apresentam conteúdo distante e díspar do contexto sonoro musical brasileiro, tornando essa atividade insípida, monótona e desinteressante, desmotivando o aluno para esta prática importante em seu processo de formação musical. Diante deste cenário, nosso trabalho tem como objetivo geral: elaborar material didático de conteúdo progressivo para as disciplinas de percepção e solfejo do Curso de Música da UFC, sequenciado com base em fragmentos melódicos e rítmicos do Cancioneiro Popular Brasileiro. A base metodológica da pesquisa está centrada na Teoria de Aprendizagem Musical desenvolvida por Edwin Gordon (2000), onde, por meio da identificação nas canções populares dos padrões rítmicos e tonais, será realizado tal sequenciamento progressivo de fragmentos musicais. Como resultado parcial já temos: 1) 219 canções folclóricas classificadas de acordo com a sequência exposta por Gordon (2000) apresentadas no livro 500 Canções Brasileiras de Ermelinda Paz; 2) 367 fragmentos musicais compostos e dispostos em dois livretos contemplando melodias em graus conjuntos nas tonalidades maior e menor; 3) aplicação desse material em sala de aula; 4) acompanhamento através de questionários acerca da aceitação desse material junto aos alunos; 5) observação participante em sala de aula, junto ao professor da disciplina, identificando tropeços do material produzido. A partir da pesquisa, estudo e elaboração do material didático acreditamos estar contribuindo para enriquecer o percurso formativo dos alunos do curso de música da UFC e, ao aproximá-los de tal realidade musical, motivá-los no processo de aprendizagem, evitando o abandono e a evasão, constantes nessas disciplinas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42848
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_efrolim.pdf50,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.