Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42846
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ermando Alencar da | - |
dc.contributor.author | Lopes, Leiliane Alves | - |
dc.contributor.author | Gomes, Carlos Henrique da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Marcos Antônio Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-18T18:26:03Z | - |
dc.date.available | 2019-06-18T18:26:03Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ernando Alencar da et al. Uma contribuição para a melhoria do desempenho dos estudantes de licenciatura em física no ENADE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42846 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Física | pt_BR |
dc.subject | ENADE | pt_BR |
dc.title | Uma contribuição para a melhoria do desempenho dos estudantes de licenciatura em física no ENADE | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma forma de avaliar os diversos cursos de nível superior do Brasil, e teve início no ano de 2004, em substituição ao Exame Nacional de Cursos (PROVÃO) criado em 1996. Ele avalia os estudantes ingressantes e os concluintes dos cursos participantes. O curso de Física teve sua primeira participação no ano 2005, sendo reavaliado a cada três anos. O resultado do ENADE de 2014 mostrou que os estudantes do curso de Licenciatura em Física (LF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão se formando com baixa aprendizagem em sua área específica, relativa aos outros cursos no Brasil. Como todo meio de avaliação, é necessário que os estudantes que serão avaliados por meio de uma prova, no caso em questão, o ENADE, estejam conscientemente preparados para esse processo avaliativo. Significa que eles tenham conhecimento do tipo de questão, do nível de dificuldade, dos temas mais abordados, dentre outras peculiaridades do processo avaliativo em questão. Nesse contexto, o professor tem uma participação ativa, contribuindo para um melhor desempenho de seus alunos no certame; embora ele não participe na elaboração da avaliação em si. Este trabalho tem como objetivo contribuir para que os estudantes do curso de LF atinjam um bom resultado no ENADE, embora seja necessário também que estejam motivados para realizar uma boa prova. Para atingir esse objetivo, contamos com a participação dos Monitores de Projetos de Graduação vinculados ao curso de LF da UFC, que tiveram uma participação ativa e essencial nesse trabalho. A metodologia deste trabalho consiste na pesquisa e elaboração de uma apostila com as questões de física dos últimos ENADEs para serem entregues aos professores do curso de LF da UFC que serão os professores da área específica do curso; e assim eles poderão utilizá-las durantes suas disciplinas e contribuir para que os alunos conheçam melhor o tipo de prova e grau de dificuldade do ENADE. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_easilva.pdf | 50,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.