Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida Segundo, Damião Soares de-
dc.contributor.authorCataldo, Quésia Fernandes-
dc.contributor.authorSantos, Walberto Silva dos-
dc.date.accessioned2019-06-18T17:28:35Z-
dc.date.available2019-06-18T17:28:35Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALMEIDA SEGUNDO, Damião Soares de; CATALDO, Quésia Fernandes; SANTOS, Walberto Silva dos. Avaliação psicológica e estratégias de promoção de permanência no curso de psicologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42834-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectÍndicept_BR
dc.titleAvaliação psicológica e estratégias de promoção de permanência no curso de psicologiapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO projeto do Laboratório Cearense de Psicometria visa apresentar aos ingressantes atividades que aliem a teoria à prática em psicologia, abordando a Avaliação Psicológica, uma das áreas que está mais presente na prática profissional. O objetivo central desse projeto constitui-se em oferecer contato com a prática e a atuação do psicólogo a partir da Avaliação Psicológica. Esse objetivo justifica-se devido às poucas atividades práticas no início do curso, fator que aumenta a propensão à evasão de alunos nos primeiros semestres. Foi possível constatar tal afirmação já na fase inicial do projeto, em que foi construído um questionário sobre as experiências acadêmicas, visando obter os possíveis fatores de risco e de protação à evasão, além de um índice de propensão à evasão. As perguntas do questionários abordavam o nível de satisfação do aluno em relação ao curso, planejamento e preparação para o vestibular, intenção de abandono, fatores de desmotivação, temas de interesse, dados biossociodemográficos, entre outros. Obteve-se uma amostra de 75 alunos, maioria do sexo feminino, idades entre 17 e 23 anos, residentes em Fortaleza. O índice elaborado levou em conta a pontuação do questionário excluindo-se, a partir de uma análise fatorial exploratória, os itens que não satisfizeram os critérios estatísticos. Foram analisados os contextos e situações que possibilitariam a permanência no curso dos alunos que tiveram baixas pontuações no índice, assim como os aspectos gerais que os levaram a pensar ou querer evadir. Considerando-se as caracteristicas desse público, numa segunda fase, foram propostas atividades voltadas para a prática profissional e o mercado de trabalho, que envolvessem temas como a atuação do psicólogo no contexto jurídico (forense), escolar, hospitalar, clínico e com crianças, temas escolhidos mediante as respostas dos próprios alunos. O projeto segue em andamento e busca, ao final, elaborar práticas de combate à evasão baseado em evidênciapt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dsasegundo.pdf49,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.