Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42822
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva Júnior, Roberto da | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-18T15:10:15Z | - |
dc.date.available | 2019-06-18T15:10:15Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JÚNIOR, Roberto da. Prefácio. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; SILVA JÚNIOR, Roberto da (orgs.). Foucault, educação e os construtos de uma sociedade. Fortaleza: Gráfica e Editora Imprece, 2015. p. 7-9. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-095-2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42822 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da educação | pt_BR |
dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 | pt_BR |
dc.subject | Ditadura Militar | pt_BR |
dc.title | Prefácio | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As sociedades e suas instituições adotam vários mecanismos disciplinares para garantir a vigilância, controle, maior produtividade e desempenho de seus integrantes. As sociedades disciplinares destacam-se por seus dispositivos e modos de organizar o espaço, controlar o tempo, vigiar e registrar continuamente os sujeitos e sua conduta. A sociedade disciplinar deu lugar ao nascimento de determinados saberes, desenvolveu modos de um infrapoder no qual a sujeição não se faz apenas na forma negativa da repressão. Essas sociedades disciplinares aperfeiçoaram técnicas sutis de adestramento, de produção positiva de comportamentos que definem o sujeito dentro de certos padrões de normalidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_capliv_rsilvajunior.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.