Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42704
Tipo: Resumo
Título: A importância dos trabalhos acadêmicos no incentivo ao aperfeiçoamento na profissão de engenheiro de pesca: cultivo do rotífero brachionus plicatilis
Autor(es): Reis, Rubens de Oliveira dos
Lima, Antonia Gabriela da Silva
Braga, Francisco Rodrigo Oliveira
César, José Renato de Oliveira
Palavras-chave: Zooplâncton;Pesquisa;Estímulo
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: REIS, Rubens de Oliveira dos; et al. A importância dos trabalhos acadêmicos no incentivo ao aperfeiçoamento na profissão de engenheiro de pesca: cultivo do rotífero brachionus plicatilis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
Resumo: As atividades acadêmicas muitas vezes podem ser importantes oportunidades de descobrimento de temas interessantes para aprofundamento durante os estudos de graduação. Este estudo relata o caso de um trabalho acadêmico que gerou um interesse além do previsto em alguns estudantes do curso de Engenharia de Pesca da UFC. O tema proposto foi sobre cultivo de rotíferos. Procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica na literatura científica especializada. Como resultados, encontramos os rotíferos possuindo um papel fundamental na dinâmica dos ecossistemas aquáticos, atuando como consumidores primários e como elos entre produtores e consumidores. Uma das suas importâncias nesse contexto refere-se ao fato de que a maioria das espécies de peixes alimenta-se de plâncton pelo menos durante um período de sua vida. A produção de rotíferos constitui uma cultura auxiliar e que tem como objetivo a produção de alimento vivo para a alimentação de peixes. Embora a prática do cultivo de rotíferos em terras brasileiras seja algo ainda pequeno em relação aos demais zooplânctons, eles se mostram como uma alternativa viável para a cultura de animais aquáticos, tendo bons índices na densidade populacional em decorrência do alto grau de fertilidade, baixo custo para cultivo e fácil manejo, além de serem de bom valor nutricional para as larvas durante o período que segue a reabsorção do saco vitelínico, e ainda resistirem bem em ambientes de condições salinas elevadas. A realização deste trabalho acadêmico trouxe novas e interessantes informações, que estimularam o aprofundamento do tema e à busca de novas oportunidades de pesquisa e estágio na área.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42704
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_roreis.pdf49,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.