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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Maria Valdenice Mendes Santiago-
dc.contributor.authorCosta, Emanuelle Barros Ferreira da-
dc.contributor.authorFreitas, Maria da Conceição de-
dc.contributor.authorNunes, Jefferson Veras-
dc.date.accessioned2019-06-14T19:15:06Z-
dc.date.available2019-06-14T19:15:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationTAVARES, Maria Valdenice Mendes Santiago et al. Informação utilitária e promoção da saúde: estudo da comunidade de usuários do Posto de Saúde Carlos Ribeiro. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42692-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos de comunidades e usuáriopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectInformação para a saúdept_BR
dc.titleInformação utilitária e promoção da saúde: estudo da comunidade de usuários do Posto de Saúde Carlos Ribeiropt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO acesso à saúde e à informação são direitos fundamentais para se exercer plenamente a cidadania. Nesse sentido, o estudo e o debate sobre a disponibilidade de informação utilitária para a promoção da saúde compreende o principal objetivo deste trabalho. A presente pesquisa visa demonstrar um levantamento realizado junto aos cidadãos que utilizam o Posto de Saúde Carlos Ribeiro, localizado no Bairro Jacareacanga, em Fortaleza. Procurou-se identificar o perfil dos usuários com o intuito de traçar seus perfis, desde a faixa etária e escolaridade até as principais fontes de informações adotadas, o grau de compreensão que estes usuários têm acerca dos esclarecimentos fornecidos pelos profissionais da saúde e, ainda, quais as maiores dificuldades apresentadas no momento que buscam a referida Unidade Básica de Saúde. Para esta pesquisa exploratória, realizou-se levantamento bibliográfico e entrevista com com usuários e funcionários, recorrendo à aplicação de questionários. Optou-se por uma abordagem mista, caracterizada como observacional não participante, além de fontes estatísticas, expostas durante a aplicação dos questionários. Depois de analisados os dados, pode-se assinalar que se trata de um público específico, em sua maioria idosos, com pouca escolaridade, motivo pelo qual sentem a falta de uma linguagem acessível e de um profissional que atue mediando o acesso a esse tipo de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania e promoção da saúde. O usuário da informação para a saúde desconhece a maioria de seus direitos, mesmo sendo estes garantidos por lei, fator que limita o acesso a dados básicos que podem interferir diretamente em sua qualidade de vida, dificultando um acesso amplo aos sistemas de saúde.pt_BR
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