Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Maspoli Igor Fontenele de-
dc.contributor.authorPereira Junior, Leandro da Silva-
dc.contributor.authorBarreto, Sonia Pereira-
dc.date.accessioned2019-06-14T19:11:53Z-
dc.date.available2019-06-14T19:11:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCARVALHO, Maspoli Igor Fontenele de; PEREIRA JUNIOR, Leandro da Silva; BARRETO, Sonia Pereira. A contribuição do movimento estudantil na formação docente: uma análise dos participantes da gestão do Centro Acadêmico Paulo Freire 2015/2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42689-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMovimento estudantilpt_BR
dc.subjectCentro acadêmicopt_BR
dc.titleA contribuição do movimento estudantil na formação docente: uma análise dos participantes da gestão do Centro Acadêmico Paulo Freire 2015/2016.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Centro Acadêmico Paulo Freire (CAPF) é uma entidade representativa dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará e sua atual gestão se denomina “A Voz Resiste, a Educação Persiste”, sendo composta por doze membros. As atividades desse grupo vêm se orientando segundo três aspectos: cultural, científico e político. Durante o período 2015/2016, o grupo promoveu ações com e para os estudantes, como: IX Semana de Pedagogia, Cines Debate, Assembleias Estudantis, atividades em conjunto com escolas públicas, I Semana de Arte, Cultura e Educação, entre outras. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições oriundas da atuação de estudantes/membros do CAPF na construção de sua formação docente. Objetivamos também considerar o papel do movimento estudantil na formação de um cidadão crítico, haja vista sua história de lutas. A metodologia de pesquisa utilizou da observação, aplicação de questionários e análise documental. Mediante observações e leitura das atas das reuniões internas da gestão identificamos situações que contribuem para a formação docente dos membros; uma delas está relacionada à forma como as decisões são tomadas nesses espaços, CAPF e movimento estudantil. Decide-se em processos dialógicos e neles pudemos notar as intencionalidades e os valores sociais que guiam o grupo, quais sejam: a preocupação com a coletividade; práticas democráticas, horizontais; e a valorização de ações reflexivo-críticas. Acerca deste último aspecto, constatamos o quanto as atividades promovidas pelo CAPF contribuíram para o crescimento pessoal e profissional dos seus membros, pois através de tais ações eles puderam refletir sobre temas que permeiam a educação, levando-as para suas próprias formações docentes. Concluímos que a atuação dos participantes no CAPF contribuiu de forma positiva para a formação docente deles, elevando o capital cultural do grupo, estimulando a autonomia individual e coletiva com ações que os ajudaram a ser melhores cidadãos.pt_BR
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mifcarvalho.pdf51,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.