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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDomingues, Ivanise Marques-
dc.contributor.authorVrito, Eva Anny Welly de Sousa-
dc.contributor.authorCartaxo, Fernanda Macedo-
dc.contributor.authorAraújo, Ana Paula de Jesus-
dc.contributor.authorVasconcelos, Cecília Barreto Holzmann de-
dc.contributor.authorFreire, Diana Isis Albuquerque Arraes-
dc.date.accessioned2019-06-14T16:19:43Z-
dc.date.available2019-06-14T16:19:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationDOMINGUES, Ivanise Marques et al. Autocuidado nos hábitos de higiene na saúde da criança na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42652-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleAutocuidado nos hábitos de higiene na saúde da criança na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho aborda Educação e Saúde. A Enfermagem integra saberes e práticas para a prevenção de doenças, promoção da saúde e engajamento da população em ações educativas. O papel do enfermeiro influencia com valores humanísticos, favorecendo o cuidado ao paciente. Dorothea Orem define que autocuidado é o desempenho ou a prática de atividades que os indivíduos realizam em seu benefício para manter a vida, a saúde e o bem-estar. O objetivo deste trabalho foi promover uma oficina de higiene pessoal em ambiente escolar, no contexto da disciplina de Educação em Saúde (2015.1), junto às vinte crianças da turma Infantil 3 da UUNDC-UFC. Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), que orientam experiências pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos, esta ação foi supervisionada pela professora da turma, pedagoga, e representou um modo de ampliar a vivência das crianças, integrando o curso de Enfermagem da UFC com a UUNDC. Como metodologia, a oficina de higiene contou com dois momentos: o primeiro contato das acadêmicas de Enfermagem com a turma com roda de conversa temática; a realização da oficina, com teatro, música; conversa sobre o enredo da peça, personagens e uso de produtos de higiene. Por fim, as crianças expressaram-se livremente por meio do desenho. Como resultados, viu-se interesse e interação das crianças nas atividades propostas, identificação com as personagens da peça (super-heroínas da higiene). Conclui-se que esta estratégia de promoção de saúde contribuiu para que a turma vivenciasse algo sobre higiene, cuja aprendizagem é social e se constrói na infância. A ação traz o enfermeiro como profissional e facilitador da educação em saúde para a comunidade, cuja presença carece nas escolas ensinando e observando a necessidade de cada indivíduo.pt_BR
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