Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42649
Tipo: Resumo
Título: Síndrome de Burnout e suas dimensões em atletas de handebol feminino da UFC
Autor(es): Ribeiro, Isabelle Cristina Sampaio
Araújo, Nívea Morais
Batista, Débora Ramos
Drame, Mariama
Viana, Brena Kelly
Costa Filho, José Clovandi
Palavras-chave: Burnout;Estafa Esportivo;Atletas handebol
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: RIBEIRO, Isabelle Cristina Sampaio; et al. Síndrome de Burnout e suas dimensões em atletas de handebol feminino da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis 9).
Resumo: Resumo: A síndrome de Burnout pode ser considerada uma reação ao estresse crônico.O termo burnout consiste em uma conjunção entre “burn” e “out”, ambas palavras da língua inglesa, onde a primeira significa “arder”, “queimar”, enquanto a segunda se refere a “fora”, “para fora” (MICHAELIS, 1989). Por ser considerada como sintomas que envolvem o caráter físico e psicológico dos atletas, a síndrome pode não ser reconhecida em curto prazo, por vezes agravando o quadro. O abandono à vida esportiva (dropout) e a desmotivação aos treinos, podem ser citados como consequência. Objetivo: Este trabalho tem teve o objetivo de avaliar as dimensões da Síndrome de Burnout, em atletas de handebol feminino da Universidade Federal do Ceará. Metodologia: Foram analisadas 13 atletas, com idades que variam de 18 a 28 anos. O questionário utilizado foi o Questionário de Burnout para atletas (QBA), validado para o idioma português a partir do instrumento de idioma inglês intitulado Athlete Burnout Questionaire (ABQ). Resultados: Das 13 atletas que responderam o questionário, 46% (6) das atletas ficaram com a pontuação entre 19-32, e 54% (7) das atletas ficaram entre 33-49. Conclusão: Através dos resultados analisados, concluímos que 46% possuem pequeno sinal de burnout e 54% possuem risco de burnout,tendo assim indícios de manifestação da síndrome. Sugerimos acompanhamento com o psicólogo do esporte, dando suporte ao time. sugerimos também a verificação nos outros times pertencentes ao desporto da UFC, e caso necessário, que esse acompanhamento possa ser englobado ao Desporto Universitário em 2017, visando melhores resultados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42649
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_icsribeiro.pdf50,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.