Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42646
Tipo: | Resumo |
Título : | A experiência com a educação infantil na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança: reflexões sobre sua importância no processo formativo em pedagogia |
Autor : | Sousa, Giovanna Rocha Guimarães Pereira, Jorgiana Ricardo |
Palabras clave : | Experiência;Educação Infantil;Crianças |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | SOUSA, Giovanna Rocha Guimarães; PEREIRA, Jorgiana Ricardo. A experiência com a educação infantil na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança: reflexões sobre sua importância no processo formativo em pedagogia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis 9) |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho tem o propósito de apresentar algumas experiências vivenciadas como bolsista na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC/UFC), ressaltando a importância destas para meu processo formativo como graduanda do curso de Pedagogia da UFC. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, de 2006, estabelecem a obrigatoriedade da presença de disciplinas teóricas e práticas sobre Educação Infantil (EI) no currículo do mencionado curso. A atuação como bolsista na UUNDC, complementa o campo teórico do processo formativo em Pedagogia, uma vez que, possibilita a coparticipação no trabalho pedagógico desenvolvido pelas professoras e permite a vivência de práticas que se articulam com as temáticas estudadas nas disciplinas teóricas sobre EI ofertadas pelo curso. Nesse sentido, tem contribuído para o entendimento da complexidade do trabalho pedagógico com crianças pequenas, possibilitado a ampliação do conhecimento sobre a criança, o contato e a experiência em diversas situações específicas da docência na EI. Tudo isso tem favorecido o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o trabalho docente na primeira etapa da Educação Básica, como as necessárias para atender as necessidades de cuidado e educação das crianças, a observação crítica e reflexiva do cotidiano e das experiências de aprendizagens desenvolvidas com as crianças, a realização de um planejamento que dialogue com as singularidades de cada criança e do grupo, portanto, capaz de contribuir para que práticas pedagógicas necessárias e favoráveis ao desenvolvimento, aprendizagem e bem estar das crianças sejam realizadas. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42646 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_grgsousa.pdf | 49,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.