Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42568
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Ida Kerla Tavares | - |
dc.contributor.author | Sousa, Ana Sarah Teles de | - |
dc.contributor.author | Silva, Gabrielle Felix | - |
dc.contributor.author | Aragão, Lucelia Maria Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T19:24:00Z | - |
dc.date.available | 2019-06-07T19:24:00Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Ida Kerla Tavares et al. A importância do contrato de convivência na metodologia em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42568 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cinco pilares | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Equipe | pt_BR |
dc.title | A importância do contrato de convivência na metodologia em aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste trabalho abordaremos um método da Aprendizagem Cooperativa utilizado no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), conhecido como, Contrato de Convivência, utilizado para aumentar a sinergia, responsabilidade e rendimento de uma equipe. Levando em consideração que, no ensino tradicional os envolvidos não utilizam esta metodologia e os objetivos nem sempre visam beneficiar a todos, e o ambiente não agrega respeito mútuo. Nesse contexto o Contrato de Convivência poderá ser inserido como uma ferramenta de colaboração, pois o mesmo trabalha os cinco pilares característicos da Aprendizagem Cooperativa que são: Interdependência Positiva, Interação Social, Responsabilidade individual, Processamento de Grupo e Habilidades Sociais. Com isso, esse estudo tem como objetivo avaliar a importância do Contrato de Convivência dentro da diversidade existente no ensino superior. Foram utilizados questionários com perguntas objetivas, aplicados a pessoas que possuem ou não um contato com a metodologia e sua aplicação, tendo como amostra referente quatros grupos distinto quanto aos métodos de aprendizagem e função dentro de uma equipe. Além disso, um documentário foi realizado para que pudesse ser compartilhado o sentimento de algum dos participantes, evidenciando assim que os grupos que o utilizam possuem todas as características citadas acima, enquadradas nos cinco pilares. Conclui-se que este trabalho ratifica a importância desta ferramenta para atividades em grupo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_iktgonçalves.pdf | 47,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.