Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42568
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Ida Kerla Tavares-
dc.contributor.authorSousa, Ana Sarah Teles de-
dc.contributor.authorSilva, Gabrielle Felix-
dc.contributor.authorAragão, Lucelia Maria Santos-
dc.date.accessioned2019-06-07T19:24:00Z-
dc.date.available2019-06-07T19:24:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Ida Kerla Tavares et al. A importância do contrato de convivência na metodologia em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42568-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCinco pilarespt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEquipept_BR
dc.titleA importância do contrato de convivência na metodologia em aprendizagem cooperativapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho abordaremos um método da Aprendizagem Cooperativa utilizado no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), conhecido como, Contrato de Convivência, utilizado para aumentar a sinergia, responsabilidade e rendimento de uma equipe. Levando em consideração que, no ensino tradicional os envolvidos não utilizam esta metodologia e os objetivos nem sempre visam beneficiar a todos, e o ambiente não agrega respeito mútuo. Nesse contexto o Contrato de Convivência poderá ser inserido como uma ferramenta de colaboração, pois o mesmo trabalha os cinco pilares característicos da Aprendizagem Cooperativa que são: Interdependência Positiva, Interação Social, Responsabilidade individual, Processamento de Grupo e Habilidades Sociais. Com isso, esse estudo tem como objetivo avaliar a importância do Contrato de Convivência dentro da diversidade existente no ensino superior. Foram utilizados questionários com perguntas objetivas, aplicados a pessoas que possuem ou não um contato com a metodologia e sua aplicação, tendo como amostra referente quatros grupos distinto quanto aos métodos de aprendizagem e função dentro de uma equipe. Além disso, um documentário foi realizado para que pudesse ser compartilhado o sentimento de algum dos participantes, evidenciando assim que os grupos que o utilizam possuem todas as características citadas acima, enquadradas nos cinco pilares. Conclui-se que este trabalho ratifica a importância desta ferramenta para atividades em grupo.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_iktgonçalves.pdf47,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.