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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Gabriela Brauna-
dc.contributor.authorCorreia, Carla dos Santos-
dc.contributor.authorSantos, Antônio Litelton Firmiano dos-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-06-07T18:41:28Z-
dc.date.available2019-06-07T18:41:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA, Gabriela Brauna et al. A organização do acervo do PRECE para a construção de narrativas sobre experiências de autonomia e protagonismo estudantil no Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42557-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPRECEpt_BR
dc.subjectorganização de acervopt_BR
dc.subjectconstrução de narrativaspt_BR
dc.titleA organização do acervo do PRECE para a construção de narrativas sobre experiências de autonomia e protagonismo estudantil no Cearápt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO projeto Memorial do Prece compartilha histórias de autonomia intelectual e de protagonismo de estudantes oriundos de escolas públicas do Ceará. Nossa história tem início em 1994 com a formação da primeira célula cooperativa e solidária, como iniciativa educacional não formal. Possuímos um acervo documental construído ao longo de 22 anos de história. Nosso grupo trabalha com a sistematização, classificação, indexação e catalogação desse acervo para o desenvolvimento de pesquisas e produção experimental de material expositivo para instalação na sede do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), em Cipó, comunidade agrícola de Pentecoste. O acervo possui documentos diversos, até então, organizados de maneira intuitiva, o que dificultou a pesquisa e a elaboração de produtos narrativos sobre a história do PRECE. No nosso primeiro contato com a catalogação, sentimos dificuldade com a escassez de informações sobre os processos de sistematização e organização dos documentos. O projeto não possui materiais adequados para os processos de organização e a equipe não possui experiência suficiente para uma catalogação mais elaborada. O projeto nos proporcionou uma formação com uma profissional da área que nos auxiliou com o manejo dos diversos documentos a serem catalogados. Paralelo ao trabalho de organização, utilizamos o material para pesquisar, criar roteiros narrativos e elaborar produtos expositivos. Sobre a construção da casa de farinha, a ocupação do espaço e a ressignificação do local como casa do estudante (sede do PRECE) foram produzidos seis projetos expositivos. Para retomar os trabalhos, em agosto, vivenciamos uma formação sobre produção de bens culturais. Neste semestre, elaboramos um inventário e construímos normas para o acesso e o uso dos materiais. A organização e sistematização dos produtos oriundos das ações que foram e são desenvolvidas possibilita o acesso ao acervo e colabora com a construção de narrativas sobre a história do Programa.pt_BR
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