Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42551
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira Junior, Antonio Wellington de | - |
dc.contributor.author | Gadelha, Simone Mary Alexandre | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T17:21:09Z | - |
dc.date.available | 2019-06-07T17:21:09Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | GADELHA, Simone Mary Alexandre. O perfume azul, artífice da ruptura: transgressão na cena rock de Fortaleza nos anos 70. 2018. 103 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Fortaleza, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42551 | - |
dc.description.abstract | The work proposes the approach of transgression and rupture demarcated in the music scene of Ceará, notably with the rock band, evidenced by the emergence of the performance of the group Perfume Azul, led by the singer and composer Lúcio Ricardo and the musician, composer and visual artist Siegbert Franklin , with the participation of the author of this project, Mona Gadelha, singer and songwriter, forming a triad that played in the second half of the 70's in Fortaleza. The concepts of cultural industry, performance and counterculture are based on works by Theodor Adorno, Walter Benjamin, Howard Becker, Marvin Carlson and Simon Reynolds, as well as readings by Roberto Muggiati, Sheyla Diniz and Gilmar de Carvalho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transgressão | pt_BR |
dc.subject | Contracultura rock | pt_BR |
dc.subject | Indústria cultural | pt_BR |
dc.subject | Anos 70 | pt_BR |
dc.title | O perfume azul, artífice da ruptura: transgressão na cena rock de Fortaleza nos anos 70 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho propõe a abordagem da transgressão e ruptura demarcadas na cena musical cearense, notadamente com a turma do rock, evidenciada com o surgimento da performance do grupo Perfume Azul, liderado pelo cantor e compositor Lúcio Ricardo e pelo músico, compositor e artista visual Siegbert Franklin, com a participação da autora do projeto, Mona Gadelha, cantora e compositora, formando uma tríade que atuou na segunda metade da década de 70 em Fortaleza. Para analisar esse recorte, os conceitos de indústria cultural, performance e contracultura tomam como base obras de Theodor Adorno, Walter Benjamin, Howard Becker, Marvin Carlson, Simon Reynolds, assim como leituras de Roberto Muggiati, Sheyla Diniz e Gilmar de Carvalho. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_smagadelha.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.