Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42546
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pantuzzi, Fernanda Cristina | - |
dc.contributor.author | Bruno Júnior, Jairo dos Santos | - |
dc.contributor.author | Gomes, Yuri Valentim Carneiro | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Adriana Madja dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T17:13:46Z | - |
dc.date.available | 2019-06-07T17:13:46Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | PANTUZZI, Fernanda Cristina et al. Condições favoráveis para aplicar a aprendizagem cooperativa no centro de tecnologia da Universidade Federal Do Ceará (CAMPUS Do Pici ). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42546 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.title | Condições favoráveis para aplicar a aprendizagem cooperativa no centro de tecnologia da Universidade Federal Do Ceará (CAMPUS Do Pici ) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Aprendizagem Cooperativa (A.C.) é uma metodologia pedagógica fundamentada em cinco pilares, os quais são: a interdependência positiva, a responsabilidade individual, a interação face a face, as habilidades sociais e o processamento de grupo. Essa forma de aprender estimula a autonomia, liderança, protagonismo e o trabalho em grupo, atuando de forma alternativa em uma sociedade que, na maioria das vezes, estimula o individualismo e a competição. Observa-se, contudo, que essa metodologia pedagógica ainda é pouco utilizada dentro da Universidade Federal do Ceará (UFC) para formar os futuros profissionais que atuarão no mercado de trabalho. Diante disso, o presente artigo busca observar e analisar a metodologia de ensino de alguns profissionais atuantes no Centro de Tecnologia (C.T.) da UFC - Campus do PICI com o intuito de perceber o posicionamento dos mesmos quanto à adoção da aprendizagem cooperativa no currículo dos cursos desse Centro. Para esse estudo, pretende-se entrevistar professores, alunos e outros profissionais atuantes no C.T., a fim de obter um panorama geral dos prós e contras da aplicação da A.C. em sala de aula. Como o projeto ainda está em andamento, espera-se que, com a realização do presente estudo, obtenham-se dados que favoreçam a aplicação da A.C. em sala de aula para que, cada vez mais, os professores passem a disseminar tal metodologia de ensino, formando profissionais capacitados para o trabalho em grupo e que pensem em metas coletivas e não individualistas para a sociedade brasileira. | pt_BR |
Appears in Collections: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_fcpantuzzi.pdf | 48,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.