Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42543
Tipo: Resumo
Título : Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
Autor : Silva, Francisco Alisson Pereira da
Aragão, Jessica Paula
Paiva, Paulo Vitor Vilela
Bustamante Junior, Juan de Dios
Palabras clave : Aprendizagem cooperativa;Libras;Acessibilidade
Fecha de publicación : 2016
Citación : SILVA, Francisco Alisson Pereira da; et al. Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumen en portugués brasileño: No Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE, as atividades coletivas representam o pilar Interação face a face. No inicio do ano de 2016 foi criado o Projeto Acessibilidade, que atua como apoio e complemento para as atividades semanais propostas pela comissão de interação. Através de Dinâmicas de Grupo, Oficinas, Vivências e Jogos, o projeto visa trabalhar com foco na temática da acessibilidade. Teremos aqui o foco nas interações voltadas para a temática da Língua Brasileira de Sinais - Libras, que se caracterizam por garantir a conscientização dos bolsistas participantes sobre a Libras, Cultura e Identidade Surda. Com isso o objetivo deste artigo é identificar a importância das atividades de interação com a temática da Libras que foram realizadas durante o ano de 2016, verificando de que forma essas atividades contribuíram na vida de seus envolvidos, que são os bolsistas do programa como um todo. Em um primeiro momento, realizamos a pesquisa bibliográfica focada em autores que abordam os seguintes temas: Aprendizagem Cooperativa, Interação, Acessibilidade e Libras. Em um segundo momento, desenvolvemos e aplicamos um questionário com perguntas objetivas e subjetivas para os participantes envolvidos nas interações com a temática da Libras, alem de entrevista com o diretor do programa e um breve relato de experiência dos facilitadores das atividades. Identificamos que a participação nessas atividades se mostra de forma efetiva na mudança para uma consciência positiva dos participantes, que em sua maioria são leigos sobre o tema. Outro ponto positivo que constatamos é que através dessas atividades os facilitadores podem por em prática o conhecimento teórico aliado à metodologia da aprendizagem cooperativa. Acreditamos que as atividades com foco na Libras estão ajudando a comunidade acadêmica a enfrentar o preconceito e incentivam as mudanças de atitude, tornando o PACCE um agente atitudinal da inclusão e da acessibilidade.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42543
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_fapsilva.pdf48,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.