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dc.contributor.advisorCarvalho, Renata Guimarães de-
dc.contributor.authorBezerra, Lizandra Albuquerque da Silva-
dc.date.accessioned2019-06-06T17:41:29Z-
dc.date.available2019-06-06T17:41:29Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBEZERRA, L.A.S. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42516-
dc.descriptionBEZERRA, L.A.S. Gerenciamento de impressões no contexto organizacional: revisão integrativa da produção brasileira. 2017. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2017.pt_BR
dc.description.abstractImpression Management (IM), according to Rosenfeld (1997), is the process by which people manage their behaviors in order to control the impressions that others have of them. The IM strategies (self-promotion, exemplification, supplication, insinuation and subpoena) have arisen quite frequently within organizations. Thus, this study of integrative review had as objective to analyze the Brazilian scientific production on Impression Management in the organizational context. As a research method, a search was carried out in the SciELO and CAPES journals about articles published in the last fifteen years, comprising the period between 2002 and September 2017. In order to carry out this search, we used the descriptors management and of impressions and management of impressions and organizational context, from which a total of 11 productions were located. After verification of the inclusion and exclusion criteria previously established, 5 articles were selected and analyzed. The articles were analyzed according to the principles of content analysis proposed by Olabuénaga (2009), obtaining as reference some guiding questions, such as: (a) what are the methodological characteristics of the studies analyzed (nature, objectives and techniques)? (b) what are the main results evidenced in the studies selected from the search strategies? The results showed the predominance of the qualitative approach and only one quantitative research, the techniques used for data collection varied between: interviews, recordings, documentary analysis and questionnaires. Empirical studies were carried out in the context of people selection and organizational restructuring. Finally, due to the low production in the area and the importance of the topic discussed, it is necessary to highlight the need for productions that deal more with this theme, in order to allow a better understanding of the relationship between this process and the field of organizations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGerenciamento de impressõespt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectSecursos humanospt_BR
dc.titleGerenciamento de impressões no contexto organizacional: revisão integrativa da produção brasileira .pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrGerenciamento de Impressões (GI), segundo Rosenfeld (1997), é o processo pelo qual as pessoas gerenciam seus comportamentos a fim de controlar as impressões que as outras pessoas têm delas. As estratégias de GI (autopromoção, exemplificação, suplicação, insinuação e intimação) têm surgido com bastante frequência no âmbito das organizações. Assim, este estudo de revisão integrativa teve como objetivo analisar a produção científica brasileira sobre gerenciamento de impressões no contexto organizacional. Como método de pesquisa, realizou-se uma busca nas bases de dados SciELO e periódicos CAPES acerca de artigos publicados nos últimos quinze anos, compreendendo então o período entre 2002 e setembro de 2017. Para realização desta busca, foram utilizados os descritores gerenciamento and de impressões e gerenciamento de impressões and contexto organizacional, a partir dos quais foram localizados um total de 11 produções. Após a verificação dos critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos, foram selecionados e analisados 5 artigos. Os artigos foram analisados segundo os princípios da análise de conteúdo proposta por Olabuénaga (2009), obtendo como referência algumas questões norteadoras, tais como: (a) quais são as características metodológicas dos estudos analisados (natureza, objetivos e técnicas)? (b) quais são os principais resultados evidenciados nos estudos selecionados a partir das estratégias de busca? Os resultados mostraram a predominância da abordagem qualitativa e apenas uma pesquisa quantitativa, as técnicas usadas para coleta de dados, variaram entre: entrevista, gravações, analise documental e questionários. Os estudos empíricos foram realizados em contexto de seleção de pessoas e reestruturação organizacional. Por fim, tendo em vista a pouca produção na área e a importância do tema discutido, ressalta-se a necessidade de produções que tratem mais sobre tal temática, a fim de possibilitar uma melhor compreensão da relação desse processo com o campo das organizações.pt_BR
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