Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Juliana Buse de-
dc.contributor.authorCarvalho, Lucas Lima de-
dc.date.accessioned2019-06-06T13:40:59Z-
dc.date.available2019-06-06T13:40:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCARVALHO, Lucas Lima de. Uma análise sobre as disciplinas de preservação, conservação e/ou restauro nos currículos de biblioteconomia no Brasil. 2018. 146f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42495-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConservação preventivapt_BR
dc.subjectDisciplinas de conservação preventivapt_BR
dc.subjectCurrículos de Biblioteconomia.pt_BR
dc.titleUma análise sobre as disciplinas de preservação, conservação e/ou restauro nos currículos de biblioteconomia no Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho analisa as disciplinas que envolvem preservação, conservação e restauro nos cursos de Biblioteconomia no Brasil, com o objetivo de descobrir se elas atendem às demandas sociais e preparam os futuros bibliotecários para a realidade do mercado de trabalho brasileiro. Teve por objetivo geral verificar se as disciplinas de preservação, conservação e/ou restauro no Brasil estão adequadas à realidade biblioteconômica, e como objetivos específicos verificar a necessidade de as disciplinas da área serem obrigatórias, identificar o conteúdo abordado e se ele condiz com as necessidades dos alunos, identificar a bibliografia básica utilizada e se ela encontra-se atualizada e/ou atende às necessidades de uma unidade de informação em clima tropical. Através da análise das ementas das disciplinas, buscou-se avaliar estas características, dividindo os resultados em três categorias: nomenclaturas e obrigatoriedade, ementas e conteúdo programático e bibliografia básica. Percebeu-se, por fim, que as disciplinas são necessárias na formação do bibliotecário, e que a obrigatoriedade das disciplinas torna-se importante para criar um profissional mais preparado para atender às necessidades das unidades de informação no que tange à preservação de seus acervos.pt_BR
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_llcarvalho.pdf6,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.