Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42495
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Juliana Buse de | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Lucas Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-06T13:40:59Z | - |
dc.date.available | 2019-06-06T13:40:59Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Lucas Lima de. Uma análise sobre as disciplinas de preservação, conservação e/ou restauro nos currículos de biblioteconomia no Brasil. 2018. 146f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42495 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Conservação preventiva | pt_BR |
dc.subject | Disciplinas de conservação preventiva | pt_BR |
dc.subject | Currículos de Biblioteconomia. | pt_BR |
dc.title | Uma análise sobre as disciplinas de preservação, conservação e/ou restauro nos currículos de biblioteconomia no Brasil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho analisa as disciplinas que envolvem preservação, conservação e restauro nos cursos de Biblioteconomia no Brasil, com o objetivo de descobrir se elas atendem às demandas sociais e preparam os futuros bibliotecários para a realidade do mercado de trabalho brasileiro. Teve por objetivo geral verificar se as disciplinas de preservação, conservação e/ou restauro no Brasil estão adequadas à realidade biblioteconômica, e como objetivos específicos verificar a necessidade de as disciplinas da área serem obrigatórias, identificar o conteúdo abordado e se ele condiz com as necessidades dos alunos, identificar a bibliografia básica utilizada e se ela encontra-se atualizada e/ou atende às necessidades de uma unidade de informação em clima tropical. Através da análise das ementas das disciplinas, buscou-se avaliar estas características, dividindo os resultados em três categorias: nomenclaturas e obrigatoriedade, ementas e conteúdo programático e bibliografia básica. Percebeu-se, por fim, que as disciplinas são necessárias na formação do bibliotecário, e que a obrigatoriedade das disciplinas torna-se importante para criar um profissional mais preparado para atender às necessidades das unidades de informação no que tange à preservação de seus acervos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_llcarvalho.pdf | 6,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.