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dc.contributor.advisorRocha, Márcio Arthoni Souto da-
dc.contributor.authorPinto, Wilson Luís Farias-
dc.date.accessioned2019-06-06T12:56:58Z-
dc.date.available2019-06-06T12:56:58Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPINTO, W.L.F. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42478-
dc.descriptionPINTO, W.L.F. Histórias em cena: estéticas do oprimido como uma estratégia de cuidado inter-humano. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2017.pt_BR
dc.description.abstractThe Theater of the Oppressed, created by Augusto Boal, emerges in a political historical period of much oppression: the military regime in Brazil (1964-1985). It is a series of modalities and theatrical games that appeared in a gradual way as Boal experimented with these techniques in detriment of the plasticity of the places where they were employed, attending to various oppressive situations, where the core of the activity was to withdraw the position of passivity from the People immersed in those situations. Gathering these ideas, we decided to analyze the potential caretaker of the Theater of the Oppressed through the eyes of the participants of a workshop offered at the Federal University of Ceará - Campus Sobral, seeking to get as close as possible to how each one experienced the games and how the games affected them, Analyzing this in consonance with the works of Martin Buber and Paulo Freire. For this we take as a research method the phenomenological analysis of content analyzing Sense Versions produced by the participants of the group at each session. From the considerations presented throughout the work and from the experience with the meaningful versions of the participants of the group, it was possible to establish that both Buber, Freire and Boal although allocated in the field of Philosophy, Pedagogy and Art, respectively, bring rich contributions To think about the field of health, and consequently, the aesthetic notions of the oppressed can present to the psychological field a valuable instrument of care and health promotion.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectInterhumanopt_BR
dc.subjectTeatro do oprimidopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleHistórias em cena: estéticas do oprimido como uma estratégia de cuidado inter-humano.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, emerge num período histórico político de muita opressão: o regime militar no Brasil (1964-1985). Trata-se de uma série de modalidades e jogos teatrais que surgiram de maneira gradativa à medida que Boal experimentava essas técnicas em detrimento da plasticidade dos lugares em que eram empregadas atendendo diversas situações opressoras, onde o cerne da atividade era retirar a posição de passividade das pessoas imersas naquelas situações. Reunindo estas ideias, resolvemos analisar o potencial cuidador do Teatro do Oprimido através do olhar dos participantes de uma oficina oferecida na Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral, buscando nos aproximar ao máximo de como cada um experimentava os jogos e como os jogos os afetavam, analisando isso em consonância com as obras de Martin Buber e Paulo Freire. Para isso tomamos como método de pesquisa a análise fenomenológica de conteúdo analisando Versões de Sentido produzidas pelos participantes do grupo a cada sessão. A partir das considerações apresentadas ao longo do trabalho e da experiência com as versões de sentido dos participantes do grupo, foi possível estabelecer que tanto Buber, Freire e Boal embora alocados no campo da Filosofia, da Pedagogia e da Arte, respectivamente, trazem ricas contribuições para se pensar o campo da saúde, e consequentemente, as noções de estética do oprimido podem apresentar para o campo psicológico um valioso instrumento de cuidado e promoção de saúde.pt_BR
Aparece nas coleções:PSICOLOGIA - SOBRAL - TCC

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