Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42437
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Construção de tecnologia assistiva na modalidade curso online para cegos sobre hipertensão arterial
Título(s) alternativo(s): Construcción de tecnología asistiva en la modalidad curso on-line para ciegos sobre hipertensión arterial
Título em inglês: Construction of assistive technology as online course for the blind about hypertension
Autor(es): Carvalho, Luciana Vieira de
Carvalho, Aline Tomaz de
Áfio, Aline Cruz Esmeraldo
Silva, Andréa Soares Rocha da
Silva, Máguida Gomes da
Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Palavras-chave: Hipertensão;Pessoas com Deficiência Visual;Educação a Distância;Promoção da Saúde;Enfermagem
Data do documento: Jul-2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Enfermagem
Citação: CARVALHO, Luciana Vieira de et al. Construção de tecnologia assistiva na modalidade curso online para cegos sobre hipertensão arterial. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 71, n. 4, jul./aug. 2018.
Resumo: Objetivo: desenvolver curso de educação acessível para cegos sobre prevenção da hipertensão arterial. Método: utilizou-se Modelo de Desenvolvimento de Material Educativo Digital composto pelas fases de análise e planejamento; modelagem; implementação; avaliação e manutenção; distribuição. Resultados: obteve-se quinze páginas divididas em seis módulos didáticos. O estudo seguiu os padrões de acessibilidade dos documentos nacionais e internacionais. A fase de avaliação e manutenção ocorreu durante elaboração do curso. Considerações fi nais: construir curso como tecnologia assistiva para cegos é tarefa viável, oferece conhecimento sobre prevenção da hipertensão e igualdade de acesso a materiais educativos digitais.
Abstract: Objective: to develop affordable education course for the blind on the prevention of hypertension. Method: we used the Model of Development of Digital Educational Materials composed by the stages of analysis and planning; modeling; implementation; evaluation and maintenance; distribution. Results: we obtained fi fteen pages divided into six learning units. The study followed the accessibility standards of national and international documents. Evaluation and maintenance phase occurred during preparation of the course. Final considerations: to elaborate a course as assistive technology for the visually-impaired is a feasible task, provides knowledge about hypertension prevention and equality of access to digital educational materials.
Resumen: Objetivo: desarrollar un curso de educación accesible para ciegos sobre prevención de la hipertensión arterial. Método: se utilizó Modelo de Desarrollo de Material Educativo Digital compuesto por las fases de análisis y planifi cación; modelado; aplicación; evaluación y mantenimiento; distribución. Resultados: se obtuvieron quince páginas divididas en seis módulos didácticos. El estudio siguió los estándares de accesibilidad de los documentos nacionales e internacionales. La fase de evaluación y mantenimiento ocurrió durante la elaboración del curso. Consideraciones fi nales: construir curso como tecnología asistiva para ciegos es tarea viable, ofrece conocimiento sobre prevención de la hipertensión e igualdad de acceso a materiales educativos digitales.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42437
ISSN: Print 0034-7167
On-line 1984-0446
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_lvcarvalho.pdf512,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.