Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42383
Tipo: Resumo
Título: Projeto libras no L'ABRI
Autor(es): Ximenes, Carlos André Frota
Sales, Francisca Lívia Jucá
Oliveira, Susana Kramer de Mesquita
Palavras-chave: LIbras;L'ABRI;Psicodrama
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: XIMENES, Carlos André Frota; SALES, Francisca Lívia Jucá; OLIVEIRA, Susana Kramer de Mesquita. Projeto libras no L'ABRI. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: O Projeto Libras no L’ABRI é parte do Laboratório de Relações Interpessoais (L’ABRI), o qual é vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele surgiu em 2015, do desejo de alguns membros do Laboratório pelo tema da surdez, visto que tal assunto foi pouco contemplado no curso de Psicologia. O objetivo do projeto, então, é expandir a compreensão do tema surdez, a partir do tripé de ensino, pesquisa e extensão. Para isso, algumas atividades já foram e estão sendo realizadas: parceria com o curso de Letras/Libras da UFC, uma vez que compreender e se aproximar da cultura surda, é de suma importância para a promoção do vínculo com o Projeto; evento “Compreendendo Aspectos Vinculares e Comunicacionais da Pessoa Surda”, o qual promoveu debates sobre a Cultura e a Pessoa Surda, propiciando uma maior troca de conhecimentos no âmbito acadêmico; aulas de libras, ministradas por uma aluna surda do curso de Letras/Libras, tornando possível uma comunicação mais direta dos membros do laboratório com os surdos; projeto de extensão “Final de tarde com Psicodrama” com surdos, encontros onde o tema família foi psicoterapeuticamente trabalhado com estudantes surdos convidados; grupo de estudos acerca dos temas “vínculo, surdez, família e comunidade surda”; e, por fim, pesquisa a ser finalizada em 2017, acerca dos processos vinculares da pessoa surda. A Psicologia sempre foi perpassada pelo saber biomédico, focado na deficiência, contudo, diante das atividades realizadas, tem-se contemplado que os membros do projeto têm vivido uma mudança de paradigma no que concerne ao modo de olhar para o sujeito surdo, enxergando-o enquanto um ser com uma singularidade que precisa ser compreendida e respeitada. Tal fato representa para a Psicologia de Fortaleza uma aproximação dos surdos com este curso, por estes passarem a sentir que encontram agora um lócus onde são considerados sujeitos e não, seres em falta.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42383
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_cafximenes.pdf50,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.