Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42375
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Bruno Patrício | - |
dc.contributor.author | Aquino, Andréa Cardoso de | - |
dc.contributor.author | Sales, Lucas Rocha Soares | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T14:11:33Z | - |
dc.date.available | 2019-06-04T14:11:33Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Bruno Patrício; et al. Avaliação das ações preventivas contra evasão no Curso de Engenharia de Alimentos em 2015 e 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42375 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Alimentos | pt_BR |
dc.subject | UFC | pt_BR |
dc.title | Avaliação das ações preventivas contra evasão no Curso de Engenharia de Alimentos em 2015 e 2016 | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A evasão do ensino superior brasileiro ainda é um fenômeno pouco explorado pela literatura acadêmica. É sabido que é uma realidade que afeta todas as instituições de ensino, gerando sérios prejuízos, como a redução de investimentos de infraestrutura, aprendizado prático e melhorias no ambiente estudantil. A avaliação da evasão e de ações preventivas tomadas em torno de um curso, como a Engenharia de Alimentos, de uma grande instituição Federal, como a Universidade Federal do Ceará, é um mecanismo de avaliação irrefutável, onde é possível ter retornos diretos dos grupos de alunos avaliados e trabalhados durante o período de aplicação do projeto, notando mudanças não só de natureza física, como também de mentalidade, em alguns professores, alunos e colaboradores presentes não coordenação do curso. Ademais, questões metodológicas impedem a generalização dos resultados e sua aplicação em casos específicos. Este trabalho visa avançar sobre a necessidade de estabelecer estratégias para contar a evasão, tendo como objetivo principal o Curso de graduação de ensino público, partindo de bases cadastrados ao período de dois anos. Os dados utilizados abrangem o período de 2015.1 a 2016.2 e, a partir de um modelo de formulários, foi possível constatar que a falta de recursos financeiros e familiares, dificuldade de transporte, necessidade de renda extra, falta de estrutura e acolhimento dos alunos aumentam as chances de evasão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_bpcosta.pdf | 48,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.