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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42364
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Benevides, Marta Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Viana, Tania Vicente | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T13:29:23Z | - |
dc.date.available | 2019-06-04T13:29:23Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | BENEVIDES, Marta Cavalcante; VIANA, Tania Vicente. Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência: estudo de caso em uma instituição de ensino superior da Rede Pública Federal de Fortaleza-Ceará. In: LEITÃO, Vanda Magalhães; VIANA, Tania Vicente (orgs.). Acessibilidade na UFC: tessituras possíveis. Edições UFC, Fortaleza, 2014. p. 147-168. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7282 611 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42364 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência: estudo de caso em uma instituição de ensino superior da Rede Pública Federal de Fortaleza-Ceará | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996) prevê, para o alunado da Educação Especial, uma prática avaliativa na perspectiva formativa, de acompanhamento permanente junto ao estudante. Deve considerar, portanto, os aspectos individuais da aprendizagem, realizando um diagnóstico do que foi aprendido e favorecendo a aproximação do professor junto ao agir e pensar do aluno e deste com o objeto de conhecimento. A lei recomenda, igualmente, a realização de ajustes sempre que necessário, com o emprego de recursos adequados às necessidades de cada aprendiz. Contudo, há indícios de que as práticas educacionais ainda se centram em atividades que enfatizam a exposição de conteúdos pelo professor e a passividade do aluno, que deve reproduzir a informação memorizada nos momentos de avaliação. Se essa prática prejudica o desenvolvimento dos alunos de forma geral, provoca consequências mais graves nos alunos que apresentam algum tipo de deficiência, visto que apresentam modos singulares de aprendizagem de acordo com as especificidades do seu perfil (BEYER, 2005; BRASIL, 2001; HADJI, 2001; HOFFMANN, 2005).[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SA - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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