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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBenevides, Marta Cavalcante-
dc.contributor.authorViana, Tania Vicente-
dc.date.accessioned2019-06-04T13:29:23Z-
dc.date.available2019-06-04T13:29:23Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBENEVIDES, Marta Cavalcante; VIANA, Tania Vicente. Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência: estudo de caso em uma instituição de ensino superior da Rede Pública Federal de Fortaleza-Ceará. In: LEITÃO, Vanda Magalhães; VIANA, Tania Vicente (orgs.). Acessibilidade na UFC: tessituras possíveis. Edições UFC, Fortaleza, 2014. p. 147-168.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7282 611 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42364-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacionalpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem de alunos com deficiência: estudo de caso em uma instituição de ensino superior da Rede Pública Federal de Fortaleza-Cearápt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996) prevê, para o alunado da Educação Especial, uma prática avaliativa na perspectiva formativa, de acompanhamento permanente junto ao estudante. Deve considerar, portanto, os aspectos individuais da aprendizagem, realizando um diagnóstico do que foi aprendido e favorecendo a aproximação do professor junto ao agir e pensar do aluno e deste com o objeto de conhecimento. A lei recomenda, igualmente, a realização de ajustes sempre que necessário, com o emprego de recursos adequados às necessidades de cada aprendiz. Contudo, há indícios de que as práticas educacionais ainda se centram em atividades que enfatizam a exposição de conteúdos pelo professor e a passividade do aluno, que deve reproduzir a informação memorizada nos momentos de avaliação. Se essa prática prejudica o desenvolvimento dos alunos de forma geral, provoca consequências mais graves nos alunos que apresentam algum tipo de deficiência, visto que apresentam modos singulares de aprendizagem de acordo com as especificidades do seu perfil (BEYER, 2005; BRASIL, 2001; HADJI, 2001; HOFFMANN, 2005).[...]pt_BR
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