Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42295
Tipo: | Resumo |
Título: | Avaliação do projeto roda viva através do depoimento dos bolsistas do pacce |
Autor(es): | Costa, Alana Kelvia Andrade Oliveira, Fernando Pablo Silva Almeida, Saymon Gertrudes Pimenta de Nunes, Gabriel Marcos Agustinho |
Palavras-chave: | Aprendizagem cooperativa;História de vida;Habilidade social |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | COSTA, Alana Kelvia Andrade; OLIVEIRA, Fernando Pablo Silva; ALMEIDA, Saymon Gertrudes Pimenta de; NUNES, Gabriel Marcos Agustinho. Avaliação do projeto roda viva através do depoimento dos bolsistas do pacce. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumo: | O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), por meio da metodologia de Aprendizagem Cooperativa e de suas diversas atividades formativas, visa aumentar a taxa de conclusão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), promover a sinergia entre cursos e unidades acadêmicas da UFC, contribuir para a formação de profissionais competentes, proativos e habilitados para o trabalho em equipe. Dentre as atividades que os integrantes no PACCE devem fazer parte, está o projeto Roda viva. Neste, os bolsistas tem a oportunidade de conhecer a história de vida dos outros participantes, objetivando criar e fortalecer laços entre os bolsistas do programa, desenvolvendo a habilidade de ouvir e compartilhar suas experiências de vida. Visando identificar os pontos fortes, fracos e possíveis melhorias, o presente trabalho investigou as experiências, opiniões e críticas dos participantes do PACCE após conhecer o projeto da Roda Viva. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas com 75 bolsistas do programa em 2016, e com os membros da Comissão de Roda Viva. As perguntas foram previamente elaboradas e as respostas anotadas para posterior avaliação. Ao fim da coleta de dados, após analisar cada resposta criteriosamente, as respostas mais relevantes foram divididas em 2 classes. Classe 1 – Fortalezas: na qual foram inseridas as declarações de virtude do projeto. Classe 2 –Fraquezas: na qual foram inseridas as declarações de falhas do projeto. Espera-se neste trabalho encontrar respostas em comum entre os entrevistados que possam apontar falhas e virtudes do projeto, assim como novas ideias e que todas essas informações possam ajudar na melhoria do projeto em 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42295 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_akacosta.pdf | 49,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.