Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42258
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Reflexões sobre a Teoria Fordista e o Toyotista na educação |
Autor : | Silva, Denis Melo da Silva, Denize de Melo Alves, Liduína Lopes |
Palabras clave : | Fordismo na Educação;Toyotismo na Educação;Trabalho e educação;Princípio educativo do trabalho |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | IMPRECE |
Citación : | SILVA, Denis Melo da; SILVA, Denize de Melo; ALVES, Liduína Lopes. Reflexões sobre a Teoria Fordista e o Toyotista na educação. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1875-1879. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente estudo objetiva refletir sobre as transformações oriundas do mundo do trabalho e suas implicações de acordo com a teoria fordista e toyotista, ou seja, compreender e pensar em uma nova realidade, distintas do reducionismo empregado pelos moldes do sistema de produção neoliberal vigente. Segundo Saviani (2000), os interesses dos grupos dominantes se opõem à formação da consciência, motivo pelo qual procuram controlar a educação fornecida para a população. Aspecto evidenciado no descaso observado relacionado à educação, oferecendo a população somente o conhecimento e prática elementar de estudo e acesso ao saber. As transformações ocorridas no mundo do trabalho sugerem, conforme Sales (2010, p. 4). [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42258 |
ISBN : | 978-85-8126-065-5 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_dmsilvadmsilva.pdf | 3,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.