Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42240
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Segunda escolástica portuguesa, empirismo mitigado e a educação luso-brasileira |
Authors: | Maia, Alberto Filho Maciel |
Keywords: | Segunda Escolástica Portuguesa;Empirismo;Ratio Studiorum;Educação luso-brasileira |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | IMPRECE |
Citation: | MAIA, Alberto Filho Maciel. Segunda escolástica portuguesa, empirismo mitigado e a educação luso-brasileira. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1858-1862. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O contato do pensamento luso-brasileiro com a revolução epistemológica do conhecimento humano que ocorre com o advento da modernidade se dá tardiamente em relação a demais países europeus. A postura moderna que se fomenta nos novos tempos retoma o sentido antropocêntrico do ato de conhecer. O homem passa a ser o centro de tudo, e para ele e a partir dele que Ciência e Filosofia devem se gestar. Esta nova concepção se contrapõe essencialmente à postura tradicional do conhecimento, característica da idade média, que tinha Deus como centro de tudo – Teocentrismo. Não é por acaso então que a filosofia portuguesa relevantemente marcada pela Escolástica resiste às novas concepções gestadas no seio de novas correntes de pensamento que passam a transitar pela cultura ocidental. Entre os principais alvos do bloqueio instituído pela filosofia portuguesa encontra-se o empirismo, corrente eminentemente objetivista que põe a experiência como fonte última de todo o conhecimento e que por isso desestrutura os parâmetros escolásticos. A ciência moderna que passa a se desenvolver a partir da revolução epistemológica da modernidade, com bases eminentemente empiristas, confronta-se com o conhecimento “cientifico filosófico” que se pautava na tradição aristotélica- -tomista tão cara à Segunda Escolástica Portuguesa. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42240 |
ISBN: | 978-85-8126-065-5 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_afmmaia.pdf | 3,59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.