Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42228
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Carlos Matheus Silva de | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T12:54:37Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T12:54:37Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Carlos Matheus Silva de; ANDRADE NETO, Manoel. (Co)operação ENEM. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42228 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | cooperação | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | escola | pt_BR |
dc.title | (Co)operação ENEM | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O projeto envolve, basicamente, a cooperação. No primeiro semestre do ano, e durante, o começo do segundo, houveram formações para os bolsistas. Nestas formações foi passado o estudo cooperativo em célula, em que há modos e técnicas para a realização do estudo, e também foi passado os ideais do programa, como a solidariedade e a autonomia. Tenho por objetivo mudar a forma de aprender dos estudantes do ensino público e acrescentar na vida deles os ideais do programa. Há um padrão no estudo em célula, é iniciado com um aquecimento, um “quebra-gelo”, há uma divisão de funções entre os integrantes, o estudo com alguma técnica cooperativa, o processamento de grupo, que é uma conversa sobre o que ocorreu e, por fim, uma comemoração. Espero como resultado a melhora dos alunos nas atividades escolares e nos vestibulares que irão prestar, além disto quero que eles sejam mais cooperativos com toda a sociedade. Poderá haver problemas como falta de tempo, gastos com transporte e desentendimentos na célula, porém todos estes problemas deverão ser enfrentados, e vencidos, para que os alunos aprendam assuntos que serão usados em provas e em suas vidas. No processamento do grupo poderá haver problemas que já ocorreram durantes as formações em que participei. Muitos alunos poderão achar que é algo chato e desnecessário, até perceberem que é nesta etapa que há conselhos, sugestões e elogios sobre a atuação de cada integrante da célula, e isto irá gerar gradativamente melhorias individuais e uma maior intimidade entre os membros. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_cmsalmeida.pdf | 46,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.