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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alencar Júnior, Antonio Mauricio Rocha | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T12:52:28Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T12:52:28Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ALENCAR JÚNIOR, Antonio Mauricio Rocha; ANDRADE NETO, Manoel. A matemática no meio social. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42224 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Elã | pt_BR |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.subject | CASA-C | pt_BR |
dc.title | A matemática no meio social | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Encontrei o PRECE por meio de um amigo que me convidou para participar dele, antes mesmo de começar minhas aulas. Uma coisa que eu fui perceber ao conviver com os precistas (me tornando um) foi que eu já tinha passado por incontáveis tentativas de estudar com a metodologia usada nesse programa, principalmente no colégio no qual conclui meu ensino médio, a escola Gov. Adauto Bezerra. Meus primeiros contatos ajudando estudantes foram nessa escola. Juntei o útil ao agradável e resolvi desenvolver meu próprio projeto. Um dos grandes problemas que eu percebi atrelados aos estudos, está relacionado com a dificuldade em compreender o que está sendo lido. Esse problema se agrava quando o assunto é matemática. Um dos possíveis motivos está relacionado com a formação básica na qual os alunos (em suma maioria) foram “ensinados” através de uma metodologia que visa apenas a “decoração de fórmulas”. Em cima desse ponto tenho desenvolvido o projeto Elã, que busca desenvolver nos alunos a capacidade de obter uma leitura lógico-matemático, ou seja, conseguir enxergar os conteúdos necessários para resolver uma questão, e, acima de tudo, conseguir correlacionar todos os materiais e todo o procedimento necessários para resolver os problemas. Fazendo o uso de técnicas de estudo ensinadas a nós (bolsistas/voluntários) para aderir o conhecimento. Por exemplo, a leitura e síntese no conteúdo de matrizes, onde cada aluno seria responsável pela leitura e explicação sobre cada tópico, tais quais: definições, etc. Através dessa metodologia os estudantes obteriam aquele conhecimento por conta própria, e, por terem que explicar para os demais do grupo, fortificaria ainda mais o que foi visto. Outro ponto extremamente positivo está relacionado com a interdependência positiva, ou seja, a responsabilidade será dividida igualmente entre os integrantes do grupo, evitando que aqueles que saibam mais acabem se tornando um professor dentro do grupo de estudos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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