Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42200
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Elias, Vanda Maria da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T12:02:47Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T12:02:47Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ELIAS,Vanda Maria da Silva. Estudos do texto, multimodalidade e argumentação: perspectivas. Revista ReVEL, Edição Especial, v. 14, n. 12, p. 191-206, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1678-8931 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42200 | - |
dc.description.abstract | In the present chapter I intend to analyze multimodality and its function in a text’s organization and argumentation. The work is divided in two parts: the first one is dedicated to the design of the text, argumentation and multimodality and the discussion of how, in the text studies on socio-cognitive and interactional perspective, researchers are considering the notion of multimodality; the second part focuses on the analysis, by way of example, multimodal resources and their role in organizing a text and its argumentation. The conclusion shows the use of graphic elements (size, style, color or font) associated with the spatial (indent, line spacing and position on the page) in organizing a text and highlighting of topic that compose it, multimodal resources which play an important role in the argumentative orientation. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Virtual de Estudos da linguagem - ReVEL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.title | Estudos do texto, multimodalidade e argumentação: perspectivas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste capítulo, objetivo analisar a multimodalidade e sua função na organização e argumentação do texto. O trabalho encontra-se dividido em duas partes: a primeira destina-se à concepção de texto, argumentação e multimodalidade e à discussão de como, nos estudos do texto na perspectiva sociocognitiva e interacional, pesquisadores vêm considerando a noção de multimodalidade; a segunda volta-se para a análise, a título de exemplificação, de recursos multimodais e seu papel na organização e argumentação do texto. A conclusão evidencia o uso de elementos gráficos (tamanho, estilo, cor ou fonte) associado ao de elementos espaciais (recuo, entrelinha ou posição na página) no modo de organização do texto e na marcação dos tópicos que o compõem, recursos multimodais que, à sua maneira, assumem importante papel na orientação argumentativa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_vmselias.pdf | 494,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.