Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42143
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nascimento, Francisca Denise Silva do | - |
dc.contributor.author | Alves, Ilana Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-30T19:19:39Z | - |
dc.date.available | 2019-05-30T19:19:39Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, I.S. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42143 | - |
dc.description | ALVES, I.S. A Formação em psicologia a partir de uma experiência de extensão. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Extension, as one of the pillars of higher education, has a leading role in student training. In this paper we discuss what role this university extension develops and has developed for students and graduates of the Psychology course of the Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. The research has a qualitative character where eight respondents were used, five current students and three graduates of the course. All informants made or are part of the extension entitled "Laboratório de Estudo das Desigualdades" (LAEDES). The interviews were based on a single triggering question. Throughout the interviews it was perceived how much the extension has a booster and modifier character for the students that constitute it. The relation of praxis, of real contact with the community, is what most impels the extensionists to continue building their formation based on extension. The graduates showed how much the university extension was a driver of possibilities that has reverberated in the choices and professional paths that today they tread. The university extension showed to be an important learning device bringing to the surface the question of curricularisation of this device in the courses as a new form of (re)construction of higher education. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Extensão Universitária | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Transformação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.title | A Formação em psicologia a partir de uma experiência de extensão. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A extensão, enquanto um dos pilares do ensino superior, tem papel direcionador na formação do estudante. Nesse presente trabalho abordamos qual papel tal extensão universitária desenvolve e desenvolveu para os estudantes e egressos do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. A pesquisa tem caráter qualitativo onde foram utilizadas falas de oito informantes, sendo cinco atuais estudantes e três egressos do curso. Todos os informantes fizeram ou fazem parte da extensão intitulada “Laboratório de Estudo das Desigualdades” (LAEDES). As entrevistas foram feitas partindo de uma única pergunta disparadora. Ao longo das entrevistas foi percebido o quanto a extensão tem um caráter impulsionador e modificador para os estudantes que a constituem. A relação de práxis, de real contato com a comunidade é o que mais impulsiona os extensionistas a continuarem construindo sua formação alicerçada pela extensão. Os egressos mostraram o quanto a extensão universitária foi um direcionador de possibilidades que reverberou nas escolhas e rumos profissionais que hoje trilham. A extensão universitária se mostrou um importante dispositivo de aprendizagem trazendo à tona a questão da curricularização desse dispositivo nos cursos como uma nova forma de (re)construção da educação superior. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PSICOLOGIA - SOBRAL - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_isalves.pdf | 524,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.