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Tipo: TCC
Título: O mercado brasileiro para jogos em celulares smartphones na região nordeste.
Autor(es): Vasconcelos, Helio Saboia Paschoal
Orientador: Almeida, Cleycianne de Souza
Coorientador: Paula Júnior, Iális Cavalcante de
Palavras-chave: Mercado;Jogos para smartphones;Nordeste
Data do documento: 2017
Citação: VASCONCELOS, H.S.P. (2017)
Resumo: O presente trabalho abordou uma análise do mercado brasileiro para jogos em celulares smartphone na região Nordeste do país, visto que esta vinha apresentando crescimento nos últimos anos. Tratou-se de utilizar uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica, pois caracterizava um tipo de trabalho onde o entrevistador buscava entender mais do assunto, através de um questionário levantado sobre uma busca por materiais acadêmicos com o intuito de se obter mais informações acerca do assunto. Além disso, a entrevista foi do tipo qualitativa, com o objetivo de se compreender o assunto de forma flexível e dinâmica, não ocorrendo fuga do tema proposto. A metodologia utiliza foi entrevista como forma de comunicação com alguns empresários do ramo em que foi constatada pelo leitor a eficácia de se conhecer o ambiente de jogos eletrônicos mediante o cenário econômico regional e assim orientar aqueles que irão seguir a carreira de empreendimento neste setor. A forma de obtenção dos dados foi uma conversa formal com o entrevistado, em que das mensagens trocadas com o mesmo eram armazenadas no aplicativo que foi utilizado como meio de comunicação. O representante de cada empresa era comunicado através de redes sociais sobre o convite de entrevista e decidiu se participaria ou não. Portanto, foi observado que todas as empresas passaram por dificuldades, inicialmente, pois o retorno financeiro não era imediato, mas seguiram trabalhando arduamente de forma que alcançaram a posição de destaque que estavam durante a elaboração deste trabalho. Poderia se notar também que não era necessário possuir cursos de graduação para ingressar no ramo, bastavam somente empenho e conhecimentos prévios sobre desenvolvimento de jogos. Foi constatado, inclusive, que essas empresas investiram em uma maior abrangência no quesito de produção de jogos, colaborando para uma difusão do assunto em suas regiões e observaram que instituições de ensino estavam estimulando seus alunos a seguirem esse ramo profissional.
Abstract: The present work addressed an analysis of the Brazilian market for games in smartphone handsets in the Northeast region of the country, since it has been showing growth in recent years. An exploratory, descriptive and bibliographical research was used because it characterized a type of work where the interviewer sought to understand more of the subject, through a questionnaire raised about a search for academic materials in order to obtain more information about the subject . In addition, the interview was of the qualitative type, with the purpose of understanding the subject in a flexible and dynamic way, not taking place the proposed theme. The methodology used was interview as a form of communication with some businessmen in the industry where the reader was verified by the effectiveness of knowing the electronic gaming environment through the regional economic scenario and thus guide those who will follow the career of entrepreneurship in this sector. The form of obtaining the data was a formal conversation with the interviewee, in which the messages exchanged with him were stored in the application that was used as a means of communication. The representative of each company was communicated through social networks about the interview invitation and decided whether or not to participate. Therefore, it was observed that all the companies had difficulties, initially, because the financial return was not immediate, but they continued to work hard so that they reached the prominent position that they were during the elaboration of this work. It could also be noted that it was not necessary to have undergraduate courses to enter the branch, it was enough only commitment and previous knowledge on game development. It was also observed that these companies invested in a wider scope in the production of games, collaborating to spread the subject in their regions and observed that educational institutions were encouraging their students to follow this professional branch.
Descrição: VASCONCELOS, H.S.P. O mercado brasileiro para jogos em celulares smartphones na região nordeste. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42126
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