Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42099
Tipo: TCC
Título : A apropriação de temáticas históricas feita pela indústria cinematográfica hollywoodiana a partir da adaptação da Graphic Novel "Os 300 de Esparta", de Frank Miller
Autor : Maciel, Walber Góes
Tutor: Lucas, Meize Regina de Lucena
Palabras clave : Cinema - Estética;Histórias em quadrinhos;Cinema - Linguagem
Fecha de publicación : 2009
Citación : MACIEL, Walber Góes. A apropriaçãp de temáticas históricas feita pela indústria cinematográfica hollywoodiana a partir da adaptação da Graphic Novel "Os 300 de Esparta", de Frank Miller. 2009. 74f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2009.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho apresenta uma análise da adaptação da graphic novel "Os 300 de Esparta", de Frank Miller, para o cinema, a partir do fole "300" de Zack Snyder. Este trabalho concentra-se em analisar a adaptação em questão. Para tanto buscamos compreender como os filmes ditos históricos ao longo de mais de um século de cinema são construídos, seus códigos, narrativas e suas especificidades. Analisamos também a linguagem cinematográfica e a linguagem das histórias através dos seus entrelaçamentos formulando uma metalinguagem. Analisa-se como a historia é abordada e adaptada a atualidade. Percebe-se a formulação de uma estética que dialoga com as artes plásticas, para tanto se exige uma análise da estética no contexto pós-moderno e também a análise da composição dos elementos visuais na elaboração de imagens no quadrinho de Frank Miller e na perspectiva filmica verossimilhante de Zack Snyder, corroborando na construção de 300.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42099
Aparece en las colecciones: JORNALISMO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_tcc_wgmaciel.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.