Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42086
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Viana, Ana Beatriz Silva | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Raelson Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Costa, Maria Isabelly Fernandes da | - |
dc.contributor.author | Luna, Izaildo Tavares | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T18:11:27Z | - |
dc.date.available | 2019-05-28T18:11:27Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Ana Beatriz Silva; RODRIGUES, Raelson Ribeiro; COSTA, Maria Isabelly Fernandes da; LUNA, Izaildo Tavares; PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa. A importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de antropologia filosófica: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42086 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.subject | ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.subject | FILOSOFIA | pt_BR |
dc.title | A importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de antropologia filosófica: relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | INTRODUÇÃO: A monitoria é uma atividade de apoio pedagógico, que facilita a aquisição de conhecimentos para estudantes e prepara monitores para a docência. A afinidade com o tema ministrado é essencial para obter êxito nas ações e que, consequentemente, os alunos consigam aprovação na disciplina. OBJETIVOS: Explanar a experiência de monitoria na disciplina de Antropologia Filosófica realizada no período de Março/2016 a Julho/2016 com os alunos do primeiro semestre do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará, enfatizando a importância da manutenção da monitoria para a disciplina. METODOLOGIA: Utilizou-se de recursos de multimídia, discurso dialogado e o livro de autoria de B. Mondim (O Homem quem é ele?) na confecção do minibanner e do portfólio. Foram realizados encontros semanais, com duração de 1 hora em sala reservada. Os alunos foram divididos em grupos com quatro componentes, relacionando a dimensão, as visitas realizadas e a prática de enfermagem. RESULTADOS: O minibanner foi realizado de acordo com a visita realizada à Casa de Nazaré, correlacionando a vivência das idosas com as dimensões estudadas e impresso três cópias, ficando a primeira com a idosa, a segunda com a Instituição e a terceira entregue ao professor titular da disciplina. Cada portfólio foi elaborado conectando uma dimensão e a enfermagem, constando síntese da dimensão; relação das visitas e a dimensão; e sua importância para a prática de enfermagem. O portfólio foi entregue em CD ao corpo docente da disciplina no dia da apresentação. CONCLUSÃO: Os alunos obtiveram desempenho satisfatório, com trabalhos desenvolvidos em boa qualidade, garantindo a aprovação na disciplina. Com essa experiência foi possível aprimorarmos a formação profissional, já que estuda algumas dimensões que compõem o homem como ser social, proporcionando aos futuros enfermeiros melhor compreensão dos pacientes, contribuindo no aperfeiçoamento dos cuidados de enfermagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_absviana.pdf | 50,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.