Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42083
Tipo: | Resumo |
Título: | Atuação da Casa de Artes em Sobral na formação de docentes e discentes da UFC |
Autor(es): | Oliveira, Allyson Bezerra de Zylberberg, Tatiana Passos |
Palavras-chave: | CASa de artes;EncontraMus;Sobral |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | OLIVEIRA, Allyson Bezerra de; ZYLBERBERG, Tatiana Passos. Atuação da Casa de Artes em Sobral na formação de docentes e discentes da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | Este trabalho tem como finalidade observar os benefícios das realizações artísticas da universidade tanto para os docentes quanto para os discentes, estejam eles participando ou assistindo às apresentações. Será tomado como objeto de estudo o evento EncontraMus. O evento ocorre semestralmente e é realizado pelo curso de Música da UFC-Sobral, integrado a programação da Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), programa de formação docente da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA). O evento consiste em uma mostra de produções do Curso de Música, sejam elas da graduação, extensão, pesquisa ou até mesmo iniciativas independentes de alunos ou professores. O evento tem extensão de três dias, com oficinas durante o dia e apresentações musicais à noite. No evento, é notória a participação de muitos professores e alunos da universidade, dos mais variados cursos. O evento chega a abranger inclusive pessoas de fora da universidade. Ao ter pequenas conversas com algumas pessoas, dentre elas, professores, ou somente ouvir seus relatos no momento dos atos, pode-se perceber que os elogios às apresentações são feitos de forma fácil. Fácil pois estão em um ambiente prazeroso. Prazer este de agraciar os artistas que se apresentam, e tomar aquele tempo também como uma proximidade maior de outros professores de cursos diferentes e de alunos, que ali estão no mesmo intuito do professor, deixando de lado, assim, essa segregação da sala de aula que muitas vezes ocorre entre o docente e o discente. Toda essa forma de integrar um tipo de socialização na formação do docente é deveras importante. Seguir uma rotina, como é o caso das salas de aula, correções de prova e elaborações de trabalhos, tornam a formação dos professores mais difíceis e menos produtivas. Logo é válido apoiar e tentar cada vez mais, incluir projetos com esse âmbito na formação docente e ressaltar a importância da CASa para esta formação. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42083 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_aboliveira.pdf | 49,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.